Grupo Malwee apresenta ações de sustentabilidade em evento exclusivo ao setor têxtil

Responsável por engajar os públicos para a sustentabilidade, o Grupo Malwee participará do painel internacional promovido pela INVISTA, uma das maiores fornecedoras de fios do setor. O Fórum LYCRA® Moves™ Brasil tem como objetivo trazer soluções e oportunidades visando a retomada de um negócio sustentável e será realizado entre profissionais de diferentes empresas do ramo têxtil, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo/SP, nos dias 16 e 17 de março.

Essa oportunidade exclusiva foi motivada pelo fato de o Grupo Malwee ser o primeiro representante do setor da América Latina no Sustainable Apparel Coalition (SAC) – principal aliança de organizações para a sustentabilidade no sistema produtivo de indústrias têxteis no mundo. No Fórum, a companhia será representada pela gestora Taise Beduschi, durante o painel “A visão da sustentabilidade e agenda 2020”, no dia 16 de março. A profissional tem 12 anos de experiência na área e falará sobre o Plano 2020, lançado em 2015, e que formaliza a gestão da empresa para a sustentabilidade em toda a cadeia de valor: desde as bases do fornecimento até o uso e pós-uso dos produtos.

O painel será discutido com Arnaud Tandonnet da INVISTA, empresa americana detentora da marca LYCRA®. “O objetivo é inspirar os participantes com a apresentação dos processos inovadores do Grupo Malwee que contribuem com a redução de custos e ganhos ambientais. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, por isso, precisamos discutir cada vez mais sobre produzir moda com responsabilidade social, econômica e ambiental”, destaca a gestora de Sustentabilidade da companhia.

Em seus processos, o Grupo Malwee consegue reduzir a utilização de recursos naturais e o desperdício de insumos e matérias-primas, além de oferecer um produto inovador, aliado ao conforto e a moda das marcas. Por isso, aposta na inovação e na tecnologia, como o uso da malha pet, peças fitness com hidratante nanoencapsulado, malhas biodegradáveis e de algodão desfibrado. Além disso, em 2014, o Grupo Malwee foi o pioneiro no mercado nacional ao lançar a primeira jaqueta com tecnologia wearable, que – por meio de controles na manga – permite a reprodução de músicas e atendimento de ligações em smartphones.

Com 47 anos de existência e aproximadamente 10 mil colaboradores, o Grupo Malwee é uma das principais empresas de moda do Brasil. Atualmente, realiza a gestão das marcas: Malwee, Malwee Brasileirinhos, Carinhoso, Puket, Scene, Enfim, Wee!, Liberta, Zig Zig Zaa e Mercatto. O Grupo possui oito unidades fabris, 40 mil pontos de vendas multimarcas e mais de 350 lojas monomarca.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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