Com inflação, e-commerce tem produtos com variação superior a 250%

O boletim Focus, divulgado em março, mostra que a previsão de inflação para 2016 está melhorando, mas ainda é alta e segundo estimativa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve chegar a 7,43%. Com esse cenário os consumidores já sentem no bolso mais do que nunca as altas dos preços. Um levantamento do Zoom, site comparador de preços e produtos, mostra os itens que estão sofrendo maior variação de valor, o que ressalta a importância de pesquisar muito antes de comprar. No mês de março, os campeões de variação foram: a chuteira Society Nike Mercurial Victory Infantil, que oscilou de preço em 251%; o relógio de Pulso Feminino Analógico – Technos 2315HP, com variação de 203%; e a camisa viagem Polo Vasco 2014 Umbro, com 167%.

Entretanto, não são apenas os produtos com valores mais baixos que estão sofrendo grandes alterações. Na lista aparecem produtos com o tíquete médio bem mais alto, como a impressora HP Laserjet Pro M201DW Laser Preto e Branco Sem Fio, que variou 147%; o microondas Panasonic Style 32 Litros NN-ST674SRUK Inox, com variação de 129%; e o notebook Acer Aspire E Intel Core i5 5200U 5ª Geração 8GB de RAM HD 1 TB LED 15,6″ GeForce 920M Windows 10 E5-573G-58B7, cujo preço oscilou 122% durante o último mês.

Essa análise reafirma que embora os produtos no e-commerce estejam sofrendo aumentos por conta da inflação, o varejo está realizando uma série de promoções para liquidar os estoques. Nesse contexto, é possível encontrar o mesmo produto ao longo de um mês com valores muito discrepantes e, por isso, a pesquisa de preço se torna ainda mais importante e os consumidores devem ficar cada vez mais atentos.

Para facilitar a identificação dos produtos que apresentam baixa de preços, no Zoom eles são reunidos no Cata-Pechincha, ferramenta que foi criada há um ano quando a disputa por melhores descontos começou a se acirrar por conta do agravamento da crise econômica no País. “Percebemos que com menor poder de compra os clientes passaram a ter mais atenção à gestão do orçamento. Esse é um momento que serve para aprender algumas lições sobre como economizar e vemos um aumento expressivo do reconhecimento da importância de pesquisar preços e cada vez mais as pessoas utilizam a internet como aliada para isso”, conta Thiago Flores, diretor executivo do Zoom.

Flores explica que a proposta do Zoom é oferecer o melhor serviço de apoio à compra por meio do site e do aplicativo. “Além do Cata-Pechincha, temos outras importantes ferramentas, como o Histórico de Preços, que mostra o valor apresentado pelo produto desejado nos últimos seis meses e o ajuda a definir se aquele é um bom momento para comprá-lo; o Alerta de Preços, que avisa ao cliente por email quando o produto desejado atinge o valor esperado por ele; ou ainda a equipe de Especialistas de Produtos, que está à disposição em um canal no site para sanar dúvidas”, explica Flores.

Além de oferecer essas ferramentas e informações para que o cliente tenha tranquilidade para escolher qual é o produto que melhor se encaixa às suas necessidades, o Zoom realiza um rigoroso crivo para comprovar que as varejistas parceiras são lojas confiáveis e se, ainda assim, acontecer algum problema o Zoom Garante entra em ação para resolver o assunto com a loja ou reembolsar o cliente pela compra (até R$ 5.000).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *