You are here
Home > Sem categoria > Em períodos de crise e redução do consumo, uma boa estratégia é investir em produtividade

Em períodos de crise e redução do consumo, uma boa estratégia é investir em produtividade

produtividadeSituações de crise e turbulência são justamente os melhores momentos para as empresas buscarem soluções inteligentes e melhorarem a sua gestão. Isso irá trazer vantagem diante da concorrência e permitirá maior crescimento quando o cenário de crise ficar para trás. Nesse contexto, a palavra chave para as empresas é produtividade. Não basta apenas cortar custos ou investimentos, mas é fundamental que as organizações direcionem suas atenções para os processos e pessoas, que são os dois pilares de uma boa gestão e que vão contribuir para o aumento da produtividade.

Por exemplo, uma empresa que faz melhorias em seus processos pode conseguir inúmeros benefícios como redução de custos, otimização do tempo, maior qualidade nas tarefas e aumento da satisfação dos clientes. Ainda dentro de processos, podemos inserir a tecnologia como fator fundamental. Explorar a infinidade de serviços e ferramentas disponíveis na internet é o melhor caminho para otimizar os processos nas empresas.

No caso das pessoas, hoje, o principal ativo de uma empresa é o capital humano, portanto, investir nas pessoas é fundamental e estratégico. É necessário que tanto a empresa quanto os colaboradores, saibam os objetivos a serem alcançados e onde todos querem chegar. Para isso, o gestor deve definir metas de resultados e produtividade para a empresa. Também devem ser definidos os indicadores de avaliação e a maneira de distribuição das metas, podendo ser por setor, por equipe e até mesmo individualmente. Agora, é fundamental que os diretores estejam envolvidos no processo e que acompanhem os resultados, pois dessa forma, os colaboradores sentirão confiança e buscarão trabalhar em conjunto para alcançar os resultados.

Já em conjunto com as metas, é importante definir bonificações aos colaboradores para motivá-los a buscar os resultados propostos.

E um dos principais fatores que comprometem a produtividade das equipes é o desperdício de tempo durante o trabalho. Para resolver esse problema, cada colaborador deve ter o entendimento claro das suas atribuições e resultados a serem alcançados. Junto a isso, o gestor deve acompanhar o andamento das atividades e a entrega das tarefas, verificando se estão dentro dos prazos estipulados e com a devida qualidade.

Por último, os recursos de tecnologia também contribuem para o desperdício de tempo no trabalho. Para amenizar esse problema, a empresa deve criar uma política de utilização dos recursos de tecnologia e da internet, criando regras e limites em relação ao que pode ser utilizado e acessado, definindo horários e punições no caso do não cumprimento das regras.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

One thought on “Em períodos de crise e redução do consumo, uma boa estratégia é investir em produtividade

Deixe um comentário

Top