Saiba como funciona a orientação profissional pré-demissão nas empresas
De uma hora para outra, o cenário de um colaborador pode mudar drasticamente e ele acaba disponível no mercado de trabalho. Neste momento, o profissional fica sem saber como agir e precisa se movimentar para encontrar um novo posto de trabalho o mais rápido possível. Se uma empresa vai desligar um setor inteiro (ou seja, vários profissionais perderão seus trabalhos ao mesmo tempo), a equipe da Nossa explica que a empresa pode sim ajudar estes colaboradores com orientação de carreira profissional; elaboração de um currículo melhor e mais atualizado; ajudar a pessoa a se comportar em uma nova entrevista; cuidar da avaliação desta pessoa – saber se este profissional quer continuar naquela função e, a partir daí, fazer um novo direcionamento profissional.
Existe todo esse trabalho de diagnóstico destes profissionais com uma orientação voltada para o mercado de trabalho que pode ser feito antes mesmo da demissão em massa – já antecipando que será necessário fazer cortes, até mesmo por ajustes forçados por momentos difíceis ou por mudanças no direcionamento da companhia.
Nilceia Neri, Consultora Comercial do Nossa, explica que as pessoas que estão sendo desligadas podem receber da própria empresa esta atenção de prepará-las para o mercado de trabalho: “este cuidado acaba ganhando dois sentidos. A própria empresa que contrata este tipo de trabalho se valoriza no mercado e o funcionário não fica desamparado, pois tem a sensação de que a empresa pensou nele e o preparou para novos tempos fora dali” explica Nilceia.
É preparado um workshop para falar sobre o assunto, para não deixar esses trabalhadores desamparados. Todas as dicas de orientação de carreira, de mercado até a preparação destes profissionais para a recolocação, indicando como ele pode ser encontrado, como ele pode divulgar ele mesmo para o mercado, dentre outras ações.
Nilceia Neri explica que o processo todo é uma orientação em grupo com troca de informações e, caso haja necessidade, um atendimento pessoal, mais individualizado. “Essa atitude passa uma boa imagem. A empresa está passando por um momento difícil, vai precisar desativar vagas, reduzir o seu quadro pessoal e mesmo assim está pensando em seus funcionários. Não é aquela velha história do ‘passe no departamento pessoal, entregue o seu crachá e boa sorte'” explica Nilceia.
Para todo este procedimento, a consultora alerta que seja contratada uma empresa especializada em Recursos Humanos para coordenar todo este processo, afinal de contas é um trabalho feito com as empresas e não individualmente com cada colaborador.