Universidade Corporativa melhora capacitação e aumenta produtividade em empresa de TI
Investir na qualidade e na formação de seus profissionais é uma estratégia que vem sendo bastante utilizada por empresas que buscam se diferenciar no mercado. Uma das iniciativas que muitas passaram a implementar é a de oferecer conteúdos relevantes para os colaboradores sobre assuntos de interesse e que envolvem sua área de atuação na companhia e no mercado no qual está inserido.
P
ara se ter ideia do impacto positivo causado, segundo um levantamento da professora Marisa Eboli (Faculdade de Economia e Administração da USP), na década de 90 haviam cerca de 10 Universidades Corporativas e em 2005 esse número já havia crescido para cerca de 150. Atualmente, especula-se que esse valor esteja próximo a 400. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as universidades corporativas chegam a ter investimentos de mais de R$ 1 bilhão.
Seguindo a tendência desse tipo de projeto desde o final do ano passado, a Navita – empresa especialista em soluções para gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) e gestão de custos de telecom (TEM) – criou seu projeto de Universidade Corporativa com treinamentos e certificações internas para apoiar e capacitar cada vez mais os seus colaboradores. Os cursos – que hoje são aproximadamente 300 – trazem assuntos que vão desde conteúdos técnicos até a história da empresa, passando por dress code e etiqueta comportamental.
O projeto tem como principal objetivo – além de qualificar seus colaboradores – propiciar um sistema de transmissão de conhecimento aonde os autores são os próprios colaboradores. E otimizar a curva de aprendizado para os profissionais que entram na Navita, tornando-os mais independentes por não necessitar da equipe atual ou de algum mentor para obter informações.
Dividida em três categorias (Autor, Aluno e Expert), a Universidade Corporativa quer facilitar a vida dos colaboradores desde a sua chegada à empresa. Não se trata apenas de ter talentos na empresa, mas de propiciar meios que os permitam desenvolver suas habilidades e aplicá-las na medida certa das expectativas da companhia.
“A Universidade aproximou mais os profissionais e trouxe uma competitividade saudável dentro da empresa. Percebemos uma melhoria no tempo e execução dos trabalhos, há maior independência e agilidade no desempenho dos projetos”, diz a gerente de recursos humanos da companhia, Fernanda Figueiredo.
Com cursos presenciais, online e videoconferências, o projeto é incentivado por pontos e certificação. A pontuação vem através de prêmios oferecidos por parcerias feitas em livrarias e lojas voltadas para a cultura em geral. Com aderência extremamente positiva, o projeto conta com 80% de adesão (de 183 funcionários, 147 incorporaram-se aos cursos), onde atualmente 30% deles estão ativos em todos os módulos do projeto.
“É fundamental ressaltar a importância do ensino e da capacitação colaborativa. Com a Universidade Corporativa, nós criamos um sistema de transmissão do conhecimento”, ressalta Fabio Nunes, diretor de inovação da empresa.