Utilizando a digitilização, empresas podem aumentar a produtividade e operacionalizar melhor os seus negócios

Sergio Alexandre: , a digitilização não é um processo reservado apenas para empresas de médio ou grande porte.
Sergio Alexandre: , a digitilização não é um processo reservado apenas para empresas de médio ou grande porte.

A palavra digitilização, que é uma adaptação do termo americano digitalizacion ainda é pouco difundida no meio empresarial brasileiro, e não tem nada a ver com a digitalização de documentos. A digitilização é o processo que permite que as empresas operacionalizem melhor os seus negócios e integrem as cadeias de valor de produtos ou serviços em tempo real por meio de plataformas digitais. Ou seja, permite trazer o cliente mais próximo dos serviços e das necessidades que as empresas estejam oferecendo.

Eu conversei com o líder de Digital da consultoria PwC Brasil, Sergio Alexandre, e ele me disse que junto com as novas tecnologias surgiu um novo perfil de pessoas e as empresas precisam acompanhar essa evolução. O número de consumidores conectados à internet é cada vez maior e isso está trazendo uma realidade diferente no dia a dia. Por exemplo, pesquisas que tratam do comportamento dos consumidores no varejo mostram que as pessoas estão definindo suas compras de forma virtual e só depois de conhecerem bem o produto que desejam adquirir e pesquisar os preços pela internet é que se dirigem à loja para fechar a compra.

Segundo me disse Sergio Alexandre, a digitilização não é um processo reservado apenas para empresas de médio ou grande porte. A tecnologia está barateando seus custos e existem no mercado soluções de aplicativos com preços bem acessíveis. O custo de implantação vai depender da estratégia de cada empresa.

Agora, o investimento nesse segmento refletirá diretamente na produtividade, algo que as nossas empresas, independente do tamanho, estão buscando cada vez mais. Hoje, por exemplo, a pesquisa da PwC aponta que os investimentos das empresas brasileiras em digitalização são de apenas 0,8% das receitas anuais. Já para os próximos cinco anos, 21% das companhias nacionais preveem investir pelo menos 6% das receitas nesse processo.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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