Utilizando a digitilização, empresas podem aumentar a produtividade e operacionalizar melhor os seus negócios

A palavra digitilização, que é uma adaptação do termo americano digitalizacion ainda é pouco difundida no meio empresarial brasileiro, e não tem nada a ver com a digitalização de documentos. A digitilização é o processo que permite que as empresas operacionalizem melhor os seus negócios e integrem as cadeias de valor de produtos ou serviços em tempo real por meio de plataformas digitais. Ou seja, permite trazer o cliente mais próximo dos serviços e das necessidades que as empresas estejam oferecendo.
Eu conversei com o líder de Digital da consultoria PwC Brasil, Sergio Alexandre, e ele me disse que junto com as novas tecnologias surgiu um novo perfil de pessoas e as empresas precisam acompanhar essa evolução. O número de consumidores conectados à internet é cada vez maior e isso está trazendo uma realidade diferente no dia a dia. Por exemplo, pesquisas que tratam do comportamento dos consumidores no varejo mostram que as pessoas estão definindo suas compras de forma virtual e só depois de conhecerem bem o produto que desejam adquirir e pesquisar os preços pela internet é que se dirigem à loja para fechar a compra.
Segundo me disse Sergio Alexandre, a digitilização não é um processo reservado apenas para empresas de médio ou grande porte. A tecnologia está barateando seus custos e existem no mercado soluções de aplicativos com preços bem acessíveis. O custo de implantação vai depender da estratégia de cada empresa.
Agora, o investimento nesse segmento refletirá diretamente na produtividade, algo que as nossas empresas, independente do tamanho, estão buscando cada vez mais. Hoje, por exemplo, a pesquisa da PwC aponta que os investimentos das empresas brasileiras em digitalização são de apenas 0,8% das receitas anuais. Já para os próximos cinco anos, 21% das companhias nacionais preveem investir pelo menos 6% das receitas nesse processo.