Classes C e D foram as que mais abriram uma loja virtual em 2015

O micro e pequeno empreendedor digital no Brasil busca informações sobre a área pela internet, está otimista para 2016 e pretende investir mais em marketing e produtos como estratégia para se destacar dos concorrentes no mercado. Estes são alguns resultados da pesquisa que mapeou o perfil do micro e pequeno empreendedor digital, realizada pelo segundo ano pela plataforma de e-commerce mais popular do Brasil, Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br), que entrevistou 1056 lojistas virtuais de todo o país no mês de fevereiro e março.

A pesquisa apontou que este lojista é jovem – têm entre 20 e 29 anos, 71% são homens e a maioria casados e sem filhos – e escolarizado – 40% participam de cursos livres, 37,7% se informam por meio do Sebrae e cerca de 32% frequentam palestras, cursos e workshop voltados para o e-commerce.

Sobre a atuação no mundo do empreendedorismo digital, mais de 62% possuem sua loja virtual há pelo menos um ano e investiram inicialmente R$ 1 mil. “A pesquisa mostra que o ano passado foi um bom ano para ingressar no e-commerce. Para 2016, os lojistas estão otimistas, buscando alternativas para crescer”, explica Adriano Caetano, especialista em comércio eletrônico e diretor da Loja Integrada.

A principal motivação para abrir uma loja virtual foi o sonho de se tornar empreendedor e, para 35%, o e-commerce foi uma alternativa para complementar a renda. “Quase 29% dos entrevistados são da classe D, seguidos por C. Isso mostra que as pessoas viram no e-commerce uma oportunidade. Como exige pouco investimento inicial e os riscos são baixos, isso permite que o lojista experimente, arrisque. Percebemos que a loja virtual começa como uma alternativa de renda e, com o crescimento, torna-se a fonte de renda principal”.

Como estratégia para divulgação de produtos, 83% aposta na rede social Facebook e 53% já utiliza o WhatsApp como ferramenta de venda e divulgação. Já a estratégia que mais traz retorno em vendas é o Facebook, seguido de campanhas no Adwords.

Ainda de acordo com o levantamento, 68% dos lojistas estão mais felizes com a vida após dedicar-se ao e-commerce e 44% das pessoas acreditam que ganharam mais liberdade ao abrir seu próprio negócio, seguido por autoestima e tempo.

Para 2016, 85,6% estão otimistas com o crescimento do seu negócio e 77% pretende investir mais em marketing e produtos para a sua loja.

Confira o perfil do micro e pequeno empreendedor digital no Brasil:

1.056 lojistas virtuais de todo o Brasil – Pesquisa Loja Integrada, plataforma de e-commerce mais popular do Brasil, com 300.000 mil lojas criadas

Meio: Questionário Internet

• 71,3% dos empreendedores são homens; 28,7% mulheres
• 39,7% têm entre 20 e 29 anos e 37,7% de 30 a 39 anos
• 49,9% dos lojistas são casados e 45% são solteiros
• 53,5% não possui filhos, 46,5% sim
• 31,7% dos entrevistados têm nível de ensino superior completo (13% com pós-graduação) e 25% têm superior incompleto.
• 62,4% trabalham com e-commerce há pelo menos 1 ano
• 57% concilia a loja com outro emprego, 25,8% trabalha exclusivamente na loja virtual e 16,9% tem loja física
• 55,9% trabalha sozinho, 19,8% com o marido e 11,6% com alguém da família
• Renda Familiar: A maioria é da Classe D (28,4%), seguida pela Classe C (25,4%) e Classe E (22,0%)
• 45,7% dedica de 1 a 3 horas na loja virtual, 22,8% de 3 a 5 horas e 12% de 5 a 8 horas
• Os segmentos mais escolhidos em 2015 foram: Vestuário (23,3%), Cosmético e Perfumaria (9,9%) seguido por acessórios de moda (6,5%)
• 51,4% dos empreendedores escolheram a área de atuação da sua loja ao identificar uma oportunidade no mercado e 43% afirmaram ser uma área que gosta de trabalhar
• 70% investiram inicialmente R$ 1 mil
• 47% dos empreendedores buscaram informações na internet antes de abrir sua loja. 24,5% se especializou por meio de cursos
• Para aprimorar seu negócio, 40% dos lojistas participam de cursos livres, 37,7% se informam por meio do Sebrae e cerca de 32% frequentam palestras, cursos e workshops voltados para o e-commerce.
• Estratégia para divulgação de produtos: Facebook (83%), WhatsApp (53,3%) e Instagram (45,4%)
• Estratégia com mais retorno em vendas: Facebook, Adwords e e-mail marketing
• Motivações para empreender: 45,8% sonhava em ser empreendedor e ter o próprio negócio, 35,2% precisava ganhar mais dinheiro e 29% identificou um nicho de mercado
• 68% dos lojistas estão mais felizes com a vida após dedicar-se ao e-commerce
• 44% das pessoas acreditam que ganharam mais liberdade ao investir no e-commerce, seguido por autoestima e tempo.
• Para 47% dos entrevistados, se destacar do concorrente e oferecer um diferencial é a maior dificuldade em ser um empreendedor digital hoje
• 33% dos lojistas apostam na criatividade pessoal como qualidade para se destacar dos concorrentes
• 85,6% estão otimistas com o ano de 2016 e 77% pretende investir mais em marketing e 66% em produtos para a sua loja

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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