MSC Cruzeiros anuncia novo posicionamento global de marca

MSCA MSC Cruzeiros, maior companhia privada de cruzeiros marítimos do mundo, com sede na Suíça, e líder nos mercados da Europa, América do Sul e Sul da África, anunciou o novo posicionamento global de sua marca, em São Paulo. A divulgação da nova campanha da armadora continuará ao longo dos meses de maio e junho por meio de uma série de eventos que percorrerão mais de 30 cidades pelo país.

O posicionamento foi desenvolvido com base no legado da marca e será mais uma forma de sustentação do futuro plano de crescimento global da empresa. Esse projeto de expansão, sem precedentes, que terá investimento total de 9 bilhões de euros, se iniciou em 2014 e tem conclusão prevista para 2026, quando o último dos 11 novos navios de última geração, dois deles já em construção, será entregue. Com isso, a capacidade total da companhia passará de 1,7 milhão para mais de 5 milhões de hóspedes ao ano.

Esta nova campanha foi estruturada a partir de uma pesquisa global, realizada durante um ano, que avaliou as necessidades dos cruzeiristas, suas opiniões sobre os atuais produtos da MSC Cruzeiros e as principais qualidades da marca. As valiosas opiniões dos participantes, colhidas durante cerca de três mil horas de entrevistas, realizadas pelas renomadas agências de pesquisa TNS e IPSOS, foram os principais pontos considerados para construção da nova proposta, que visa o aproveitamento das principais qualidades e patrimônios atuais e projeta, ao mesmo tempo, uma nova identidade relativa ao conjunto de impressões de confiabilidade e diferenciação atribuídas à marca.

A abordagem da empresa anteriormente era o ‘Estilo Mediterrâneo de Viver Bem’, que transmitia acordialidade, a natureza humana e a intimidade de uma organização familiar, somados à inigualável experiência em navegação da armadora, enraizada na sua tradição marítima familiar de mais de 300 anos.Após a aplicação da pesquisa a companhia confirmou que clientes da empresa e outros clientes em potencial já percebem que a experiência MSC Cruzeiros é a mais elegante, profissional e confiável do mercado. Por esta razão, os elementos essenciais já existentes continuaram a fazer parte do novo posicionamento.

Todos os cruzeiros oferecem diversos níveis de descobrimento, relaxamento e divertimento, mas a sofisticação e elegância da MSC Cruzeiros estão presentes de maneira única para atender às expectativas dos cruzeiristas com relação a novas experiências que proporcionem memórias inesquecíveis. A empresa oferece férias de qualidade e sem complicações, com inúmeras possibilidades para relaxar a bordo de moderníssimas embarcações com as melhores condições do mercado, seja para casais ou para grandes famílias, tudo conforme a promessa da marca.

O novo posicionamento possibilita uma nova visão da experiência MSC Cruzeiros, e apresenta o encontro da elegância do Mediterrâneo com o profissionalismo, dedicação e atenção minuciosa aos detalhes, características marcantes da companhia. A fusão desses elementos deu vida à campanha “Não é qualquer cruzeiro” – uma promessa que destaca os principais elementos da experiência MSC Cruzeiros:transatlânticos modernos, acomodações confortáveis, alimentos sempre frescos e culinária autêntica, entretenimento de nível internacional, total relaxamento, serviço impecável, expertise e design sofisticados.

“Somos uma empresa extremamente ambiciosa e ampliaremos significativamente nossa capacidade nos próximos 10 anos. É importante que nosso posicionamento evolua junto a esse crescimento para garantirmos que a experiência que proporcionamos cumpra e supere as necessidades e os desejos dos cruzeiristas de todo o mundo”, comentou Gianni Onorato, CEO da MSC Cruzeiros. “O novo posicionamento, que é uma evolução dos nossos principais valores, apresenta, de forma clara e concreta a nossa paixão por oferecer experiências únicas a cada um de nossos hóspedes a bordo, dedicando atenção pessoal a cada detalhe. Expressa os nossos valores e o nosso compromisso de proporcionar aos hóspedes viagens inesquecíveis. Além disso, exemplifica, mais do que nunca, nossa força global, enquanto estamos em meio a uma nova fase de crescimento, com um plano de investimento sem precedentes de nove bilhões de euros, que contempla a construção de onze navios, divididos em três gerações revolucionárias.”

Para desenvolver esse projeto de comunicação, que sustentará o novo plano da companhia, foram selecionados parceiros internacionalmente conceituados para criar e demonstrar, de forma clara a excepcional, a qualidade do conceito de marca da empresa, seu visual e musicalidade. Entre estes parceiros estão a empresa de comunicação estratégica McCann Worldgroup; o cineasta britânico Daniel Barber, indicado ao Oscar, que elaborou uma narrativa visual impressionante; o multipremiado compositor italiano Ennio Morricone, que compôs exclusivamente para a MSC Cruzeiros uma trilha sonora cativante para o comercial de TV e com quem a armadora tem uma longa e estreita relação desde 2007, quando o músico regeu o concerto para o batismo do MSC Orchestra. O trabalho desta equipe resultou na criação de três comerciais de alta qualidade cinematográfica que expressam o domínio dos detalhes que exaltam oslogan da campanha, “Não é qualquer cruzeiro”.

A armadora lançou seu novo posicionamento por meio da divulgação da campanha internacional de multimídia, começando pela Europa e chegando agora ao Brasil, onde passará a ser veiculada a partir do dia 18 de maio nas mídias digital e impressa, além de mídias sociais. A campanha de TV consistirá em três filmes publicitários. O primeiro será intitulado “Drop”, “gota” em português, que exibe uma flor de algodão que se transforma em lençóis de um branco imaculado, que proporcionam uma maravilhosa noite de descanso, exaltando a atenção da MSC Cruzeiros aos mínimos detalhes que garantem total relaxamento em confortáveis acomodações.

O segundo filme, intitulado “Note”, “nota” em português, traz uma corda de piano e uma única nota que se transformam em um espetáculo deslumbrante de entretenimento com música e luzes, representando os mais elevados padrões da empresa por trás do entretenimento a bordo, que também inclui apresentações do Cirque du Soleil,exclusivas para a companhia. O terceiro, por fim, intitula-se “Tomato”, “tomate” em português, no qual ingredientes frescos da mais alta qualidade se transformam em maravilhosos pratos muito bem elaborados pelas mãos de famosos Chefs e traduzem a dedicação da empresa com sua inigualável culinária, conforme exemplificado nos restaurantes Eataly a bordo e nas receitas criadas para os hóspedes da armadora pelo Chef detentor de duas estrelas Michelin, Carlo Cracco, e outros renomados profissionais da área.

“Estamos muito contentes em anunciar a nova campanha global no Brasil, onde ocupamos a posição de líderes de mercado. Por esta razão, é importante para nós transmitirmos aos nossos hóspedes e ao consumidor brasileiro nosso compromisso com a excelência e a inovação presentes a bordo da frota atual e futura. Além disso, destacamos, por meio de nosso novo posicionamento, todos os valores e elementos que diferenciam a MSC Cruzeiros na indústria de cruzeiros”, destaca Roberto Fusaro, diretor Geral da MSC Cruzeiros no Brasil.

Para garantir que o serviço oferecido pela companhia honre plenamente este compromisso de evolução da marca, tanto a bordo quando em terra, a empresa já iniciou uma intensa avaliação 360 graus dos principais momentos da “experiência” de viagem dos hóspedes, antes, durante e depois do cruzeiro.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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