Condor inaugura hipermercado de R$ 50 milhões em Joinville

Condor JoinvilleApós construir uma bela história de 42 anos de contínuo crescimento no Paraná, a rede supermercadista Condor Super Center rompe fronteiras e inaugura a sua primeira loja fora do estado nesta quarta-feira (18), às 8 horas, em Joinville-SC. Com um investimento de R$ 50 milhões, o empreendimento vai gerar 450 empregos diretos e promete impactar pela modernidade, conveniência e variedade de uma loja completa, que além de contar com todos os setores de um hipermercado, ainda possui um espaço denominado Galeria das Flores, que terá 61 lojas de apoio, uma Praça de Alimentação com 8 opções de estabelecimentos gastronômicos e ainda vai oferecer mais 200 empregos para a cidade.

A nova loja segue o alto padrão de qualidade do Condor, que iniciou a sua trajetória em 1974 com uma pequena loja de 110m² e apenas cinco funcionários em Curitiba. Com um faturamento de R$ 3,815 bilhões em 2015 e mais de 11 mil colaboradores diretos, o Condor está entre as 10 maiores redes supermercadistas do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e atende, mensalmente, cerca de 3 milhões de clientes em suas lojas. “Poder atender a população de mais uma cidade é um privilégio para a nossa rede, que começou pequena e que sobreviveu a tantas crises econômicas e outras dificuldades no caminho. Sem dúvida, este investimento representa um marco na história da empresa”, afirma o fundador e presidente do Condor, Pedro Joanir Zonta.

Pedro Joanir Zonta e o gerente do Hiper Condor Joinville, Marcos Roberto Guilherme.
Pedro Joanir Zonta e o gerente do Hiper Condor Joinville, Marcos Roberto Guilherme.

Joinville é a primeira cidade atendida pelo Condor fora do Paraná, onde a rede possui 41 lojas, entre super e hipermercados, em 15 cidades, além de uma central de distribuição com mais de 70 mil m² em Curitiba, responsável pelo abastecimento diário das lojas da rede. Agora, são 16 municípios, 42 lojas e dois estados brasileiros. O investimento em Joinville foi baseado em pesquisas que mostraram que a Região Sul da cidade ainda tinha uma demanda por uma loja neste formato. “Joinville é a terceira maior e mais rica cidade do Sul do Brasil, com um PIB superior a R$ 21,9 bilhões, o que demonstra o grande potencial do município. Além de sua importância econômica, a nossa empresa também se identificou com o perfil do joinvilense, que valoriza os laços familiares e que é conhecido por ser um povo trabalhador”, destaca o presidente da rede. Outro ponto que contribuiu na decisão da empresa em investir em Joinville foi a proximidade da cidade com Curitiba, o que facilita a logística.

Zonta destaca que a rede é como uma grande família e tem como diferencial estabelecer um relacionamento de confiança e respeito com todos os clientes e colaboradores. “Hoje, os meus filhos estão presentes no dia-a-dia da empresa como parte da diretoria e possuo uma relação de amizade e profissionalismo com os meus diretores e colaboradores”. Esta característica familiar é o conceito das campanhas da rede e também faz parte do relacionamento com o cliente. “Temos um compromisso com a população que atendemos, por isso oferecemos um mix amplo, com produtos de qualidade, muita variedade e ofertas que contribuam para o orçamento familiar. Isso faz de nós uma empresa que anda de mãos dadas com os nossos clientes”.

Ainda segundo o presidente, a inauguração desta loja representa mais um avanço na história da empresa. “Poder investir em mais um estado representa muito para o Condor, pois estamos gerando emprego, renda, contribuindo para o crescimento de Joinville e Santa Catarina e ainda oferecendo mais uma opção de compras aos joinvilenses”. Como a loja foi projetada com características que vão além de um mercado convencional para as compras do mês, os clientes vão poder usufruir da praticidade e da comodidade de encontrar tudo o que precisam em um único lugar. “O ambiente agradável e aconchegante deste hipermercado e a grande variedade das lojas de apoio fazem deste empreendimento um verdadeiro centro de compras e de lazer”, completa.

Estrutura do Hiper Condor Joinville

O Condor de Joinville foi construído numa área de 36 mil m².
O Condor de Joinville foi construído numa área de 36 mil m².

Em uma área total de 36 mil m², sendo 6.500 m² de área de vendas, o novo Hiper Condor Joinville oferece 36 check-outs, um mix completo de 40 mil itens e seções especializadas de mercearia, bazar, hortifruti, “Açougue Nota 10” chancelado pela Friboi, que oferece atendimento especializado, com cortes especiais e exclusivos para a região, padaria e confeitaria, friambreria, adega com grande variedade de rótulos nacionais e importados e ampla seção têxtil, com cama, mesa e banho e vestuário, sapatos e acessórios para toda a família. O empreendimento ainda dispõe de uma linha completa de eletros, com eletrodomésticos, eletrônicos, portáteis e celulares, além de contar com uma floricultura interna com a chancela da renomada empresa Esalflores. “Como Joinville é conhecida como a Cidade das Flores, montamos esta Floricultura para homenagear a população e levar ainda mais essa opção de produto aos clientes”, conta o presidente.

Para que todos os setores fiquem organizados e dispostos de uma maneira confortável e agradável aos olhos, o hiper possui gôndolas baixas, corredores largos e uma comunicação visual inteligente e eficaz, que facilita a sinalização e visualização do setor desejado logo ao entrar na loja.

Um dos destaques fica por conta dos painéis de madeira entrelaçadas, que confere elegância e aconchego ao ambiente e lembra a técnica construtiva Enxaimel, presente na arquitetura germânica de Joinville. Alguns símbolos da cidade também foram incorporados na comunicação visual da loja, como o moinho de vento na seção de pães embalados e uma bailarina e um soldadinho de chumbo no setor de brinquedos, que fazem referência a forte presença da dança na cultura do município, que possui a única instituição da escola de dança Bolshoi fora da Rússia.

Para que os joinvillenses encontrem tudo que procuram em um mesmo local, além de todos os setores internos da loja, o empreendimento ainda possui 3.500 m² de um espaço chamado Galeria das Flores, que oferece 47 lojas, 14 quiosques e mais uma Praça de Alimentação com 8 opções de estabelecimentos e capacidade para 350 pessoas. Os espaços já estão 100% locados e terá uma grande diversidade de operações, como lojas de presentes, brinquedos, roupas, calçados e acessórios, perfumaria e cosméticos, salão de beleza, Loteria da Caixa, agência dos Correios, Banco 24 Horas, farmácia, pet shop, artigos esportivos, clínica odontológica, tabacaria, maquetes, imobiliária, livraria, copiadora, estamparia digital, chaveiro, recargas de cartuchos para impressoras, informática, games, telefonia, conserto de relógios e joias, sapataria, além de um parque infantil de cerca de 500m² com recreações e brinquedos. A partir do dia da inauguração, a Galeria vai contar com o site www.galeriadasfloresjoinville.com.br, que trará informações sobre as lojas.

Para oferecer maior comodidade e segurança aos mais de 100 mil clientes que devem passar pela loja por mês, é disponibilizado um estacionamento coberto e descoberto com capacidade para 8 mil vagas rotativas por dia, além de esteiras rolantes e elevador que facilitam a acessibilidade.

Assim como nas últimas lojas inauguradas pela rede, o novo Hiper Condor Joinville possui tecnologias que contribuem com a preservação ambiental e reduzem o consumo de energia elétrica. Entre as inovações, estão as lâmpadas LED instaladas em 100% do estabelecimento, que além de serem extremamente mais econômicas, duram três vezes mais e reduzem em 50% o consumo de energia elétrica e também o descarte no meio ambiente. Outro ponto é o sistema de iluminação dimerizável, que ajusta a intensidade luminosa de acordo com a luz natural, que entra na loja através dos Domus Prismáticos instalados na cobertura, tecnologia que filtra os raios ultravioletas em até 98% e deixa o ambiente mais clean e acolhedor.

Outra solução implantada para reduzir o consumo de energia é a instalação de portas nos balcões de congelados e refrigerados, que mantêm os produtos ainda mais bem conservados e reduzem em até 60% a carga térmica. Pensando também na sustentabilidade, foi utilizado o CO2 no setor de congelados, um gás refrigerante 100% natural que não agride a natureza e não provoca o efeito estufa. Já no setor de refrigerados, é usado o Glicool, inofensivo à camada de ozônio e que reduz em até 90% os gases poluentes.

Ainda pensando em preservar os recursos naturais, o novo Condor também conta com um sistema de captação da água da chuva para ser utilizada na irrigação de jardins, limpeza de pisos e descarga de sanitários e, para prevenir alagamentos, tem instaladas bacias para contenção das águas pluviais.

Crédito das Fotos – Marcelo Miranda.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *