Conselho de ética na empresa familiar precisa ser independente

Eduardo Valério.
Eduardo Valério.

Atualmente em várias esferas da sociedade há uma cobrança perene sobre a ética e sua importância. A ética deve atuar no cotidiano de todas as empresas. A palavra em si tem origem na Grécia com o termo “ethos” que significa costumes, mas atualmente nas empresas pode ser compreendida como um conjunto de princípios básicos para a disciplina dos costumes, da moral e da conduta das pessoas dentro da organização.

Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, especializada em empresas familiares, explica que o comitê de ética de uma organização precisa ser um órgão independente ligado aos acionistas ou ao conselho de administração e que, antes de tudo, precisa ter a sua criação baseada em valores e princípios dos próprios controladores da empresa: “com base nestes valores e princípios são determinadas algumas diretrizes éticas que norteiem todos os negócios da companhia e para terceiros. O comitê de ética é responsável por zelar os comportamentos e atitudes percebíveis em todos os escalões da organização. É um movimento complexo de ser feito nas empresas não só para ser estruturado mas também para serem exercidos”.

Eduardo explica que é desejável que este comitê seja formado por pessoas independentes de funções de gestão: “Muitas vezes encontramos nesses comitês acionistas da empresa, mas são acionistas que não fazem parte de nenhum órgão da governança da companhia. O que vai prevalecer é a independência deste órgão.”

Uma vez escolhido os membros do conselho de ética, estes ficarão responsáveis por confeccionar o Código de Ética da empresa; divulgar os padrões de conduta dentro e fora da empresa; avaliar e apoiar dúvidas sobre questões éticas e julgar os casos de violação do Código de Ética.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *