JBS acumula prejuízo de R$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre do ano

A JBS teve um prejuízo de R$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre de 2016, conforme resultados financeiros divulgados na madrugada desta quinta-feira (12), mais uma vez afetada por perdas com seu mecanismo de proteção cambial e pela baixa performance do negócio de bovinos nos Estados Unidos. A maior processadora de carne bovina do mundo teve um impacto negativo de R$ 5,8 bilhões relacionado às despesas com contratos de derivativos, que apostam na desvalorização do real frente ao dólar. Apesar disso, a JBS continua a defender sua política de proteção cambial e ressaltou que do primeiro trimestre do ano passado ao primeiro trimestre deste ano, obteve um resultado positivo de R$ 4,8 bilhões com essa estratégia.

A receita líquida da empresa subiu 29,8%, a R$ 43,9 bilhões, impulsionada principalmente pelos aumentos de faturamento das unidades JBS Foods, que produz carnes de aves, suínos e alimentos processados no Brasil, e da JBS USA Carne Suína. Já a receita da JBS USA Carne Bovina, que inclui operações na Austrália e no Canadá, caiu 10,4% no primeiro trimestre, na comparação com mesmo período do ano passado, para US$ 4,6 bilhões, em função da queda dos preços nos mercados doméstico e internacional.

Também houve queda de 4,4% na receita da unidade de carne de frango da companhia nos EUA, a Pilgrim’s Pride, que fechou em US$ 1,9 bilhão. A receita da unidade na Europa, a Moy Park, caiu 1,6%, para 347,5 milhões de libras esterlinas. Por outro lado, a JBS Foods teve alta de 10,4% na receita, a R$ 4,3 bilhões. Na JBS USA Carne Suína, houve um aumento de 64,8% na receita, a US$ 1,2 bilhão no primeiro trimestre. A JBS Mercosul também registrou alta de 3% no faturamento, a R$ 6,9 bilhões.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) total do grupo caiu 22,5%, a R$ 2,1 bilho~es no primeiro trimestre deste ano, impactado por queda de 35,8% do Ebitda da Pilgrim’s Pride e pelo resultado negativo de US$ 214,8 milhões da JBS USA Carne Bovina. A JBS explicou em seu demonstrativo de resultados financeiros que houve redução nos preços de frango praticados pela Pilgrim’s, tanto no mercado interno dos EUA quanto na exportação.

A margem Ebitda total da empresa foi de 4,9%, ante 8,2% ao final do primeiro trimestre de 2015, sendo que houve queda nas margens de todas as unidades da empresa, com exceção da JBS Mercosul e da JBS Europa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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