Marcas autorais se unem em loja conceito no Pátio Batel

DAS COISAS FEITAS POR AÍUma loja bem projetada, num centro de compras charmoso, onde a roupa possa ser valorizada e consumida por um público bem informado. Este é um desejo comum entre os empreendedores autorais e virou realidade para o coletivo Das Coisas Feitas por Aí, que está lançando sua primeira loja, no piso L3 do Pátio Batel, nesta terça-feira, 17 de maio. A loja reúne as marcas autorais curitibanas Rêve (moda feminina), Feito a Mãe (infantil), Tatiana Jegher e Zavvadinack, ambas de acessórios, e ainda parceiras que irão permanecer por termpo determinado nas araras. Na inauguração, a loja contará com as marcas de roupa Con Base e Patricia Nerbass e acessórios W.Ritzdorf como parceiras.

O manifesto Das Coisas Feitas por Aí surgiu a partir na última edição do Lab Moda, em dezembro de 2015, que aproximou as marcas locais dos consumidores numapopstore no Pátio Batel. O evento provou que há um grande interesse do público por marcas locais que tenham um sistema de produção ético e sustentável. Dos participantes do LabModa, um grupo de empreendedoras encabeçado por Evelise Trombine, Carol Siloto, Sueli Zavadinack e Tatiane Jagher prosseguiu com a ideia de que empreendedorismo e criatividade podem andar juntos, aceitando o desafio de montar a loja. Na loja, é possível encontrar um mix de roupas que veste da mãe à filha passando por acessórios de vários estilos. Todos produtos feitos dentro de parâmetros éticos e sustentáveis como sugere os movimentos fashion revolution e swetshop free.

Das Coisas Feitas Por Aí é um projeto criado por um grupo de empreendedores que acredita que suas marcas associadas devam vender conceito e qualidade, valorizando moda e design como manifestações culturais. O grupo incentiva o consumo local, a ética no trato da mão de obra, a sustentabilidade e as ações de cunho colaborativo.

A iniciativa está aberta aos designers, artistas, estilistas ou simplesmente empreendedores criativos que queiram divulgar e comercializar seu trabalho, afim de incentivar a produção local, exclusiva e sustentável.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *