Mirian Gasparin realiza Treinamentos in Company

Treinamentos in company Media Training

– Preparação de porta vozes da empresa para falar com diferentes mídias

Comunicação Empresarial
– Ferramentas práticas para uma comunicação eficaz com diferentes públicos

Técnicas e habilidades na escrita
– Capacitação para estruturação de textos, desde e-mails a relatórios técnicos

Oratória
▫ Técnicas de apresentação para falar em público com segurança e persuasão

Media  TrainingObjetivos

O media training prepara empresários, executivos e porta-vozes de empresas e instituições para o relacionamento adequado com a imprensa, auxiliando-os a interagir de maneira segura com os jornalistas.
Seus gestores e colaboradores estão preparados para se expor nas mídias de tv, rádio, internet, revistas e blogs?
Benefícios para as empresas
Além de falar corretamente o português, o porta-voz da empresa deve entender como oferecer uma resposta de qualidade, ou seja, um conteúdo enxuto e objetivo, claro e com vocabulário de fácil compreensão.
O media training traz os seguintes benefícios para a empresa e seus colaboradores:
– Postura adequada dos colaboradores para entrevistas nos diversos meios de comunicação;
– Comunicação mais eficiente com a imprensa, evitando ruídos e conflitos desnecessários;
– Maior fluidez de fala e nas redações para cada profissional;
– Diminuição da tensão dos profissionais ao dar entrevistas.
–  Melhoria no relacionamento com a imprensa, criando vínculos saudáveis.

Ementa 

Imprensa escrita
– Como abordar um repórter dessa mídia.
– A dosagem certa: falar o quê e quando?
– Papel e importância do contato remoto.
– Percepção ativa durante a entrevista.
– Como se sair bem em situações de crise.

TV
– Conquistando espaços na televisão.
– Pautas e perfis de entrevistados.
– Estratégia e preparação do entrevistado.
– Roupas e maquiagem para vídeos.
– Estrutura dos programas de entrevistas.
– Exposição de um personagem na mídia.

Rádio
– Principais características do veículo.
– Quando e como procurar o veículo.
– Programação radiofônica: possibilidades.
– Participando do meio radiofônico.
– Repercussão provável desta atuação.

Internet
– youtube, blogs

Carga horária

8 horas

Técnicas de escritaObjetivos

Capacitar os participantes a redigir textos empresariais (e-mails ou relatórios) objetivos, claros, organizados, concisos, polidos e corretos gramaticalmente. Habilitar os participantes a identificar e utilizar os recursos textuais que tornam os textos eficientes.
Seus gestores e colaboradores sabem escrever de forma eficiente, organizada, clara, concisa, coerente e correta?
Benefícios para as empresas
No mundo corporativo cada vez mais são realizadas negociações, tarefas, agilizar processos ou tratar de temas diversos por e-mail. No entanto, nem sempre os textos produzidos são eficientes, seja por falta de clareza ou de organização, pela escolha de palavras inadequadas ou excessivamente informais, pela pouca objetividade e até mesmo por erros gramaticais. Os impactos diretos são, principalmente, o retrabalho e os conflitos.
Neste curso de Técnicas e Habilidades na Escrita, os profissionais desenvolverão essa importante habilidade de escrever de forma eficiente, organizada, clara, concisa, coerente e correta, pois, no mercado profissional atual, a comunicação escrita é um dos cartões de visita das empresas e de seus colaboradores.

Ementa
Língua Portuguesa
– Comunicação – Por que se comunicar?
– Como apresentar bem as ideias no trabalho;
– Linguagem denotativa e conotativa;
– Falsos sinônimos;
– Pontuação;
– Concordâncias verbal e nominal;
– Uso correto da crase;
– Uso correto do C, Ç,S, SS, Z e X;
– Emprego correto dos porquês;
– Passos para escrever um e-mail comercial ou de negócios;
– Dissertação;
– Atualização gramatical: concordância e vícios de linguagem

Carga horária

8 horas

OratóriaObjetivos
Proporcionar aos alunos que participarão do treinamento desenvolver ferramentas para melhorar a comunicação verbal, a comunicação escrita; Aprender técnicas de didática para a preparação e apresentação; Exercitar técnicas de desinibição e de expressão.
Seus gestores e colaboradores encantam e convencem quando falam?

Benefícios para a empresa
A Oratória traz os seguintes benefícios para a empresa e seus colaboradores:
– Vencer o medo de falar em público
–  Falar em público de modo claro, objetivo e persuasivo.
– Usar corretamente a voz.
– Aperfeiçoar a linguagem corporal, gestos, postura, expressão facial, olhar e movimentação.
– Melhorar as apresentações em reuniões de trabalho.
– Contornar situações difíceis: perguntas, objeções, público hostil e imprevistos.

Ementa 
– Técnicas de Apresentação
– Como avaliar as condições da apresentação;
– A escolha do tema;
– Como obter a simpatia e confiança do público;
– Como apresentar o tema principal;
– Como evitar os “brancos”;
– Técnicas de persuasão;
– Como concluir o tema.

Preparação do discurso:
– O improviso, o discurso preparado, o discurso lido e o discurso com roteiro.
– Uso correto do microfone e dos recursos audiovisuais.

Comunicação Verbal
– a dinâmica da fala e impactos no ouvinte;
– como modelar parâmetros da voz e da fala;
– técnicas para melhorar a clareza das informações transmitidas;
– o que não falar numa apresentação;

Expressão corporal
– O corpo como instrumento para expressar ideias;
– Postura corporal, gestual e facial;
– Harmonia entre corpo, mente e fala;
– O que fazer com os pés, pernas e as mãos e potencializar a expressividade da fala.

Carga Horária

8 horas

Dados de contato

Cursos  de Comunicação - Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *