Setor de franquias continua otimista, apesar da economia estar retraída
Embora a economia brasileira esteja retraída, um segmento que continua crescendo e atraindo empreendedores que sonham com o próprio negócio é o de franquias. No ano passado, por exemplo, de acordo com o balanço divulgado pela Rizzo Franchise o número de franquias abertas cresceu 7% em relação a 2014, o que representou a abertura de 43 novos negócios por dia e cinco por hora útil. Para este ano, o setor continua otimista e projeta crescimento de 8%.
Entre as vantagens de abrir uma franquia estão o fato de receber um modelo de negócio já pronto, ter o suporte do franqueador, menores custos com propaganda e dependendo do tipo de negócio, o tempo de retorno do investimento também é mais baixo.
Eu conversei com o empresário paranaense, Fernando Massi, que é o dono da franquia Ortodontic Center, considerada a maior rede de clínicas odontológicas do Brasil e ele me falou dos planos ousados que tem para este ano. A franquia que começou na cidade de Londrina em 2002, cresceu 16% em faturamento em 2015 e conta com 152 unidades em operação. A ideia para 2016 é ir muito além. Nos primeiros quatro meses do ano a rede já comercializou 47 novas unidades, e pretende vender outras 74 até o final do ano. A ideia, segundo a rede, é aumentar o faturamento neste ano em nada menos que 59%.
Para tal, Fernando Massi fez uma reformulação total da sua franquia, diminuindo o investimento de R$ 500 mil para R$ 71 mil, A redução foi possível diante da entrada de investidores imobiliários, que custearão toda a montagem da loja para que os franqueados, logo após o treinamento, possam receber a chave da franquia nas mãos, já com funcionários, para começarem a trabalhar.
Outra vantagem é a redução do tempo para montar uma unidade da franquia que passou de 180 para 35 dias. Como a franquia não necessita de profissionais dentistas no comando da operação, a oportunidade de negócio, Massi me disse que o negócio está aberto para empreendedores que desejam ganhar dinheiro com a área da saúde bucal, já que somente 5% de toda a população procura um dentista regularmente. “Todo o restante da população é alvo nosso para a colocação de aparelhos ortodônticos e isso nos dá um grande mercado pela frente”, afirma Fernando Massi, que quer levar a franquia para os países da América Latina e Europa.