Setor de franquias continua otimista, apesar da economia estar retraída

Fernando Massi, proprietário da franquia Ortodontic Center.
Fernando Massi, proprietário da franquia Ortodontic Center.

Embora a economia brasileira esteja retraída, um segmento que continua crescendo e atraindo empreendedores que sonham com o próprio negócio é o de franquias. No ano passado, por exemplo, de acordo com o balanço divulgado pela Rizzo Franchise o número de franquias abertas cresceu 7% em relação a 2014, o que representou a abertura de 43 novos negócios por dia e cinco por hora útil. Para este ano, o setor continua otimista e projeta crescimento de 8%.
Entre as vantagens de abrir uma franquia estão o fato de receber um modelo de negócio já pronto, ter o suporte do franqueador, menores custos com propaganda e dependendo do tipo de negócio, o tempo de retorno do investimento também é mais baixo.

Eu conversei com o empresário paranaense, Fernando Massi, que é o dono da franquia Ortodontic Center, considerada a maior rede de clínicas odontológicas do Brasil e ele me falou dos planos ousados que tem para este ano. A franquia que começou na cidade de Londrina em 2002, cresceu 16% em faturamento em 2015 e conta com 152 unidades em operação. A ideia para 2016 é ir muito além. Nos primeiros quatro meses do ano a rede já comercializou 47 novas unidades, e pretende vender outras 74 até o final do ano. A ideia, segundo a rede, é aumentar o faturamento neste ano em nada menos que 59%.

Para tal, Fernando Massi fez uma reformulação total da sua franquia, diminuindo o investimento de R$ 500 mil para R$ 71 mil, A redução foi possível diante da entrada de investidores imobiliários, que custearão toda a montagem da loja para que os franqueados, logo após o treinamento, possam receber a chave da franquia nas mãos, já com funcionários, para começarem a trabalhar.

Outra vantagem é a redução do tempo para montar uma unidade da franquia que passou de 180 para 35 dias. Como a franquia não necessita de profissionais dentistas no comando da operação, a oportunidade de negócio, Massi me disse que o negócio está aberto para empreendedores que desejam ganhar dinheiro com a área da saúde bucal, já que somente 5% de toda a população procura um dentista regularmente. “Todo o restante da população é alvo nosso para a colocação de aparelhos ortodônticos e isso nos dá um grande mercado pela frente”, afirma Fernando Massi, que quer levar a franquia para os países da América Latina e Europa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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