Atos conclui com sucesso as 200 mil horas de testes de TI para os Jogos Olímpicos Rio 2016
Todos os componentes dos sistemas de TI dos Jogos Olímpicos, como comunicação, mídia, esportes e tecnologia de segurança foram completamente testados e avaliados pela Atos, líder internacional em serviços digitais e parceira mundial de TI do Comitê Olímpico Internacional (COI), em parceria com o Comitê Organizador Rio 2016® e outras empresas de tecnologia. O Ensaio Técnico (Technical Reharsal) foi projetado para testar a atuação do sistema de TI durante as três datas de maior demanda dos Jogos, que provavelmente serão os dias 9, 10 e 12 de agosto.
Esse segundo Ensaio Técnico é a etapa final do cronograma de testes rigorosos implementado pela Atos para apoiar os Jogos mais conectados e digitais da história. O Ensaio representa a conclusão de mais de 200 mil horas de testes de TI, incluindo a verificação da tecnologia usada pelos 44 ensaios esportivos realizados entre agosto de 2014 e maio de 2016, além de checagem dos sistemas, como o Credenciamento e o Portal de Voluntários, que serão administrados via nuvem pela primeira vez nos Jogos Olímpicos.
Durante o Ensaio Técnico, a equipe e os sistemas de tecnologia da Atos enfrentaram quase 500 cenários operacionais pré-definidos, entre eles: inundação, desconexão da rede, quedas de energia, mudanças da agenda de competições e ataques contra a segurança em 22 arenas olímpicas.
“A Atos está liderando a transformação digital dos Jogos Olímpicos, que irá criar uma completa experiência global para centenas de milhares de fãs de esportes nas áreas olímpicas no Rio e também para bilhões de expectadores ao redor do mundo”, diz Patrick Adiba, vice-presidente Comercial e CEO de Grandes Eventos da Atos.”O último Ensaio Técnico é apenas um dos muitos marcos na jornada da Atos nos Jogos Olímpicos. Testar tanto a tecnologia, quanto nossa equipe é importantíssimo para entregar com perfeição o maior contrato de TI em esportes do mundo”, revela Adiba.
O Ensaio avaliou a resposta da equipe e do sistema em relação a cada cenário, permitindo criar, testar e aprimorar respostas para praticamente qualquer situação durante os Jogos. “Os 7 mil atletas que participaram dos eventos-teste, os 450 profissionais de TI do Comitê Organizador do Rio 2016, a Atos e os outros parceiros de tecnologia passaram pelas 200 mil horas de testes rigorosos para a preparação para os Jogos desse ano”, disse Elly Resende, diretor de tecnologia da Rio 2016. “Simulando eventos reais, em locais reais e em condições muito próximas daquelas encontradas durante os Jogos, é possível preparar todos os principais envolvidos para garantir o sucesso nos Jogos Olímpicos”, finaliza Resende.