Importadora paranaense adota planejamento estratégico e consegue aumentar vendas mesmo com a alta do dólar

La Violetera projeta faturamento de R$ 400 milhões para 2020.
La Violetera projeta faturamento de R$ 400 milhões para 2020.

A crise e o dólar alto fizeram com que a empresa paranaense La Violeta, optasse por um planejamento estratégico que contemplou entre outras iniciativas de gestão, o corte de gastos e a terceirização do processo logístico. As medidas deram resultado, e mesmo com o dólar tendo sofrido um reajuste de 48% no ano passado, a empresa que trabalha somente com mercadorias importadas, conseguiu crescer 10% no período. Para este ano, a La Violera, que iniciou suas atividades em 1928, com uma loja de frutas importadas da Argentina, na Praça Tiradentes, em Curitiba, projeta um crescimento nas vendas de 7% e um faturamento de R$ 300 milhões.

Eu conversei com o diretor geral da La Violera, o empresário Felix Boeing Junior, e ele me disse que 2015, assim como os primeiros cinco meses de 2016 foram períodos bastante complicados, principalmente para quem depende do câmbio. Entretanto, ao optar por operações de hedge cambial de 180 dias, a empresa paranaense está conseguindo garantir uma certa tranquilidade quando o dólar flutua muito.

Felix Boeing Junior: alta do dólar em 2015 foi compensada pela boa safra.
Felix Boeing Junior: alta do dólar em 2015 foi compensada pela boa safra.

Boeing Junior me explicou que a alta do dólar no ano passado foi compensada pela boa safra de azeitonas e de frutas secas, que resultou na redução dos preços desses produtos. Por exemplo: a caixa de uvas passas caiu de US$ 23 para US$ 15. Já este ano, as safras estão estáveis, mas os preços do dólar estão em queda, o que permite a manutenção dos preços para o consumidor final.

Das vendas totais da La Violetera, que atende todo o mercado nacional com produtos para o consumidor final e segmento de Food Service, 45% se referem a azeitonas, 25% de frutas secas, 8% de azeite de oliva e 22% de outras conservas importadas. Neste ano, a empresa fechou o negócio de frutas frescas, que apresentava menor rentabilidade. O Plano de Negócios também contemplou a racionalização do quadro de pessoal. Em 2013, a importadora tinha 540 funcionários. Hoje são 300. A redução do quadro de trabalhadores diretos se deve a terceirização de alguns serviços, como os de movimentação e armazenagem de produtos, que estão sendo realizados pela empresa Comfrio Stock Tech, líder na cadeia logística no segmento de produtos multi-temperatura, com sede no município de Pinhais/PR.

A La Violetera também já começou a colocar em prática um plano de investimentos, que prevê até 2019 a aplicação de recursos de R$ 7 milhões na reforma da indústria, que tem sede na Cidade Industrial de Curitiba. Com isso, a importadora projeta um faturamento de R$ 400 milhões para 2020.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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