Importadora paranaense adota planejamento estratégico e consegue aumentar vendas mesmo com a alta do dólar

A crise e o dólar alto fizeram com que a empresa paranaense La Violeta, optasse por um planejamento estratégico que contemplou entre outras iniciativas de gestão, o corte de gastos e a terceirização do processo logístico. As medidas deram resultado, e mesmo com o dólar tendo sofrido um reajuste de 48% no ano passado, a empresa que trabalha somente com mercadorias importadas, conseguiu crescer 10% no período. Para este ano, a La Violera, que iniciou suas atividades em 1928, com uma loja de frutas importadas da Argentina, na Praça Tiradentes, em Curitiba, projeta um crescimento nas vendas de 7% e um faturamento de R$ 300 milhões.
Eu conversei com o diretor geral da La Violera, o empresário Felix Boeing Junior, e ele me disse que 2015, assim como os primeiros cinco meses de 2016 foram períodos bastante complicados, principalmente para quem depende do câmbio. Entretanto, ao optar por operações de hedge cambial de 180 dias, a empresa paranaense está conseguindo garantir uma certa tranquilidade quando o dólar flutua muito.

Boeing Junior me explicou que a alta do dólar no ano passado foi compensada pela boa safra de azeitonas e de frutas secas, que resultou na redução dos preços desses produtos. Por exemplo: a caixa de uvas passas caiu de US$ 23 para US$ 15. Já este ano, as safras estão estáveis, mas os preços do dólar estão em queda, o que permite a manutenção dos preços para o consumidor final.
Das vendas totais da La Violetera, que atende todo o mercado nacional com produtos para o consumidor final e segmento de Food Service, 45% se referem a azeitonas, 25% de frutas secas, 8% de azeite de oliva e 22% de outras conservas importadas. Neste ano, a empresa fechou o negócio de frutas frescas, que apresentava menor rentabilidade. O Plano de Negócios também contemplou a racionalização do quadro de pessoal. Em 2013, a importadora tinha 540 funcionários. Hoje são 300. A redução do quadro de trabalhadores diretos se deve a terceirização de alguns serviços, como os de movimentação e armazenagem de produtos, que estão sendo realizados pela empresa Comfrio Stock Tech, líder na cadeia logística no segmento de produtos multi-temperatura, com sede no município de Pinhais/PR.
A La Violetera também já começou a colocar em prática um plano de investimentos, que prevê até 2019 a aplicação de recursos de R$ 7 milhões na reforma da indústria, que tem sede na Cidade Industrial de Curitiba. Com isso, a importadora projeta um faturamento de R$ 400 milhões para 2020.