Lojistas apelam com pegadas cômicas e promoções agressivas para atrair os clientes

precisa-se-de-clientesA crise está tão intensa, que alguns empresários, seja lá de forma irônica ou mesmo desesperadora, resolveram apelar e colocaram na porta de seus estabelecimentos uma faixa com os seguintes dizeres: “Precisa-se de clientes. Com ou sem experiência.”

A pegada cômica parece que deu resultado. E as lojas de móveis e bares que utilizaram dessa ação promocional alegam que conseguiram aumentar o volume de vendas em até 25%, o que chegou a causar surpresa para os empresários. E nesses momentos de vacas magras, os lojistas estão fazendo de tudo para atrair os consumidores, através de campanhas agressivas e apelativas. Por exemplo: em algumas redes de supermercados e de confecções o cliente paga só a metade do preço na compra do segundo produto.

A crise está mesmo atrapalhando os negócios, mas além da crise existe um erro muito grave que vem sendo cometido por empresas de vários portes e setores, que é deixar de fazer a prospecção de clientes.  A verdade é que o maior erro que uma equipe de vendas pode cometer é se acomodar e parar de prospectar novos clientes. Quando isso acontece, a empresa passa a ter poucos clientes novos, os clientes inativos passam a ser maiores que os ativos e, por último, a carteira de clientes diminui e a empresa perde mercado para os concorrentes.

Como diz o coach e especialista em marketing, Janderson Santos, prospectar é plantar todo dia uma sementinha no mercado. O resultado é sempre a longo prazo. Ou seja, quem começou agora a prospectar porque está faltando cliente, deve correr porque já está atrasado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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