Lojistas apelam com pegadas cômicas e promoções agressivas para atrair os clientes
A crise está tão intensa, que alguns empresários, seja lá de forma irônica ou mesmo desesperadora, resolveram apelar e colocaram na porta de seus estabelecimentos uma faixa com os seguintes dizeres: “Precisa-se de clientes. Com ou sem experiência.”
A pegada cômica parece que deu resultado. E as lojas de móveis e bares que utilizaram dessa ação promocional alegam que conseguiram aumentar o volume de vendas em até 25%, o que chegou a causar surpresa para os empresários. E nesses momentos de vacas magras, os lojistas estão fazendo de tudo para atrair os consumidores, através de campanhas agressivas e apelativas. Por exemplo: em algumas redes de supermercados e de confecções o cliente paga só a metade do preço na compra do segundo produto.
A crise está mesmo atrapalhando os negócios, mas além da crise existe um erro muito grave que vem sendo cometido por empresas de vários portes e setores, que é deixar de fazer a prospecção de clientes. A verdade é que o maior erro que uma equipe de vendas pode cometer é se acomodar e parar de prospectar novos clientes. Quando isso acontece, a empresa passa a ter poucos clientes novos, os clientes inativos passam a ser maiores que os ativos e, por último, a carteira de clientes diminui e a empresa perde mercado para os concorrentes.
Como diz o coach e especialista em marketing, Janderson Santos, prospectar é plantar todo dia uma sementinha no mercado. O resultado é sempre a longo prazo. Ou seja, quem começou agora a prospectar porque está faltando cliente, deve correr porque já está atrasado.