You are here
Home > Sem categoria > Sesi Paraná promove encontro das empresas signatárias do Pacto Global

Sesi Paraná promove encontro das empresas signatárias do Pacto Global

O Sesi Paraná promove nesta segunda-feira (13), em parceria com o Cifal Curitiba, a primeira edição do Encontro das Empresas Signatárias do Pacto Global – ODS na Indústria, com o tema: “Qual a importância dos ODS para os negócios?”.  A programação acontece das 13h30 às 18 horas, no Campus da Indústria – o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, e o superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares, farão a abertura. O evento é para empresas signatárias do Pacto Global.

Para debater o assunto, o Sesi traz representantes como a secretária executiva da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), Beatriz Martins Carneiro, o diretor do Programa de Desenvolvimento Local do UNITAR (Instituto das Nações Unidas de Treinamento e Pesquisa), Alex Mejia, o coordenador-geral para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Mario Mottin, entre outros convidados. O seminário também traz para o debate representantes de empresas e multinacionais.

“Além da evidente responsabilidade das indústrias sobre o impacto de suas atividades no meio onde estão inseridas, tornar-se um signatário do Pacto Global traz ganhos imensuráveis para os negócios. Especificamente os ODS, por se tratarem de ativos intangíveis, influenciam diretamente no valor real das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, contribuindo para o bem de toda a sociedade”, salienta o superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares.

O Sesi Paraná é signatário do Pacto Global desde 2003. Definidos por meio de consultas públicas em mais de 50 países, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação para as pessoas e o planeta.

O debate entre representantes e empresários é uma oportunidade para que se possa identificar oportunidades e alternativas de atuação nas indústrias, além de refletir sobre os desafios que os ODS representam aos negócios. O seminário também apresentará cases de sucesso de empresas como a multinacional Novozymes (da área de biotecnologia), que demonstrarão como é a adesão aos ODS na prática.

Na ocasião, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) assina convênio com o UNITAR com objetivo de manter relações educacionais e de intercâmbio entre o Instituto e a agência da ONU. Neste sentido, o acordo de cooperação tem como foco oferecer diversas integrações em conjunto com a Faculdade da Indústria IEL, como a realização de seminários internacionais sobre o desenvolvimento global e o papel da indústria, além da promoção de intercâmbios para que estudantes conheçam a sede da agência em Genebra, na Suiça. A Faculdade da Indústria IEL também tem o objetivo de possibilitar aos alunos a realização de estágios na ONU UNITAR.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top