Complexidade nos negócios e nas relações de trabalho exige mudanças dos profissionais de RH
O ambiente de negócios e o perfil da força de trabalho estão em plena e constante mudança, o que torna mais complexa a gestão do capital humano. Diante desse cenário, o sócio da PwC Brasil, João Lins, realizará em Curitiba uma palestra que debaterá sobre as tendências e os desafios da aplicação do People Analytics no Brasil. O evento é uma realização da Amcham Curitiba e surge da necessidade dos profissionais e executivos de recursos humanos (RH) em ampliar suas capacidades de analisar dados e correlacionar indicadores para diagnosticar e resolver problemas.
João Lins, que é líder em Consultoria de Pessoas, Organização e Mudanças, afirma que a inclusão de técnicas de RH pode ajudar a melhorar a eficácia da gestão de pessoas. “De acordo com pesquisa global realizada pela PwC, mais de 80% dos CEOs destacam a importância de ter indicadores de RH confiáveis, mas somente 20% estão satisfeitos com a qualidade das informações que recebem”.
Nesse sentido, destaca o sócio da PwC, não basta somente a implementação de ferramentas estatísticas, mas desenvolver uma forma de pensar, envolvendo a organização e a interpretação de dados que a empresa precisa para gerir o capital humano, e prosperar.
Mas para que esse processo seja efetivamente aplicado uma série de condições deve ser criada, como: a criação de uma cultura organizacional que valorize o uso de dados na tomada de decisão; uma alta sofisticação gerencial no uso dos indicadores para diagnósticos e construção de cenários futuros; e manter a atualização de dados e acompanhamento dos desafios críticos.