Embalagens ecológicas ganham cada mais mercado e se tornam um bom negócio para empreender
As embalagens ecológicas estão aparecendo de forma crescente no mercado, motivadas pela expansão da consciência ecológica, estimulando as empresas a produzirem sacolas e embalagens recicláveis, reutilizáveis ou preparadas para serem amassadas reduzindo os espaços na operação de descarte, e que tenham degradação em curto espaço de tempo.
Os produtos mais utilizados para a fabricação desse tipo de sacolas são a ráfia, juta, algodão cru, papel Kraft, tecido de PET e TNT. Com relação ao papel Kraft, muito utilizado para a confecção de sacolas, é necessário lembrar que o produto deve ser adquirido de empresas que usam a madeira de reflorestamento certificada.
Só para se ter uma ideia, o tempo de degradação das novas embalagens é em média de 18 meses, contra 500 anos das sacolas convencionais. Outro ponto preocupante é o consumo de sacolas plásticas. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cada brasileiro consome uma média de 66 sacolas plásticas por mês, sendo que 80% do consumo dessas sacolas vão parar no lixo doméstico, e vão demorar nada menos do que cinco séculos para se decomporem.
Quanto à localização da fábrica de embalagens ecológicas, esta é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento, e deve ser baseada no modelo de negócio que o empreendedor deverá definir, considerando o volume de produção, os canais de distribuição que serão utilizados, o público-alvo a ser atingido e a forma que o empreendimento vai abordar o público consumidor. Outras variáveis importantes que devem ser consideradas são a disponibilidade de mão de obra na região e a facilidade de acesso ao mercado consumidor, possibilitando entregas rápidas.
Já o investimento que compreende o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua autosustentação é de R$ 120 mil, de acordo com cálculos dos consultores do Sebrae.
Por último, o dono do negócio deve estar muito bem sintonizado com os conceitos de reciclagem e de sustentabilidade, entender bem das matérias primas disponíveis, bem como dos conceitos de marketing para adequar seus produtos às expectativas dos clientes.