Embalagens ecológicas ganham cada mais mercado e se tornam um bom negócio para empreender

indústria de embalagens ecológicasAs embalagens ecológicas estão aparecendo de forma crescente no mercado, motivadas pela expansão da consciência ecológica, estimulando as empresas a produzirem sacolas e embalagens recicláveis, reutilizáveis ou preparadas para serem amassadas reduzindo os espaços na operação de descarte, e que tenham degradação em curto espaço de tempo.

Os produtos mais utilizados para a fabricação desse tipo de sacolas são a ráfia, juta, algodão cru, papel Kraft, tecido de PET e TNT. Com relação ao papel Kraft, muito utilizado para a confecção de sacolas, é necessário lembrar que o produto deve ser adquirido de empresas que usam a madeira de reflorestamento certificada.

Só para se ter uma ideia, o tempo de degradação das novas embalagens é em média de 18 meses, contra 500 anos das sacolas convencionais. Outro ponto preocupante é o consumo de sacolas plásticas. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cada brasileiro consome uma média de 66 sacolas plásticas por mês, sendo que 80% do consumo dessas sacolas vão parar no lixo doméstico, e vão demorar nada menos do que cinco séculos para se decomporem.

Quanto à localização da fábrica de embalagens ecológicas, esta é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento, e deve ser baseada no modelo de negócio que o empreendedor deverá definir, considerando o volume de produção, os canais de distribuição que serão utilizados, o público-alvo a ser atingido e a forma que o empreendimento vai abordar o público consumidor. Outras variáveis importantes que devem ser consideradas são a disponibilidade de mão de obra na região e a facilidade de acesso ao mercado consumidor, possibilitando entregas rápidas.

Já o investimento que compreende o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua autosustentação é de R$ 120 mil, de acordo com cálculos dos consultores do Sebrae.

Por último, o dono do negócio deve estar muito bem sintonizado com os conceitos de reciclagem e de sustentabilidade, entender bem das matérias primas disponíveis, bem como dos conceitos de marketing para adequar seus produtos às expectativas dos clientes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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