Curitiba recebe encontro de mulheres empreendedoras com foco em negócios, conhecimento e desenvolvimento

Curitiba recebe encontro de mulheres empreendedoras com foco em negócios, conhecimento e desenvolvimento

Evento celebra um ano de atuação do Eecossistema Hiléia

Um ano de conexões, oportunidades, aprendizado e negócios construídos coletivamente. No dia 5 de novembro, o Ecossistema Hiléia celebra seu primeiro aniversário com um encontro especial em Curitiba, voltado a mulheres empreendedoras que desejam ampliar conhecimentos, fortalecer relacionamentos e impulsionar seus negócios.

O evento ocorrerá no Espaço Pirâmide (Rua Orestes Beltrami, 330, loja 5 – Pilarzinho), das 8h às 19h. A programação contará com palestras, conteúdos, momentos de networking e experiências preparadas para marcar a data e abrir espaço para novas possibilidades de crescimento.

Mais do que comemorar uma trajetória, a iniciativa representa a consolidação de um movimento que nasceu com o propósito de fortalecer mulheres por meio do conhecimento, da colaboração e da geração de oportunidades.

As inscrições custam R$ 147, com café incluso. O almoço será comercializado à parte, no local. As interessadas podem garantir a participação pelo site https://hileia.conectasocio.com.br/.

Muito além do networking

Criada em novembro de 2025, a Hiléia surgiu da percepção de que empreender exige mais do que boas ideias e disposição para trabalhar. É preciso desenvolver habilidades, aprimorar a gestão, fortalecer o posicionamento e construir relacionamentos estratégicos que ajudem a transformar conhecimento em resultados.

Idealizada pelas empresárias Luciana Burko, Sandra Pedroso e Veridiana Pluscheg, a comunidade foi estruturada para oferecer um ambiente contínuo de desenvolvimento. Diferentemente dos grupos tradicionais de networking, a proposta é acompanhar a jornada das empreendedoras, estimulando seu crescimento pessoal e profissional e contribuindo para a evolução de seus negócios.

Para isso, o ecossistema promove capacitações mensais, palestras, mentorias, rodadas de negócios, exposições de marcas e encontros presenciais, além de oportunidades de aproximação com empresas e potenciais parceiros. A comunidade também conta com uma plataforma digital exclusiva e o aplicativo Somos Hiléia, que ampliam as possibilidades de interação e acesso a conteúdos.

“Nosso propósito nunca foi simplesmente reunir mulheres em um mesmo espaço para trocar cartões ou divulgar seus negócios. Queremos construir um ambiente em que elas encontrem ferramentas, conhecimento e relacionamentos capazes de impulsionar seu desenvolvimento. Acreditamos que o crescimento de uma empreendedora precisa acontecer na prática, refletindo tanto na sua trajetória pessoal quanto nos resultados da empresa”, destaca Luciana Burko, diretora de Estratégias de Negócios e Comunicação da Hiléia.

Um ano de expansão e realizações

Em seus primeiros 12 meses, a Hiléia ampliou sua presença e fortaleceu uma rede de empreendedoras que ultrapassa as fronteiras da capital paranaense. A iniciativa chegou a sete cidades do Paraná: Curitiba, Cascavel, Colombo, São José dos Pinhais, Campo Largo, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu, além do Litoral do estado. A comunidade também passou a reunir filiadas e representantes em outras regiões do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.

Ao longo desse período, aproximadamente 2 mil participações femininas foram registradas em atividades presenciais e digitais. A programação incluiu rodadas de negócios, encontros empresariais, palestras, cursos, capacitações e exposições de marcas, contemplando empreendedoras de diferentes segmentos e portes.

Outro avanço foi a formação de lideranças regionais, responsáveis por fortalecer a presença da comunidade em diferentes localidades e aproximar mulheres com desafios e objetivos semelhantes.

“Cada cidade que recebe a Hiléia representa uma nova oportunidade de conectar histórias, experiências e competências. Nesse primeiro ano, vimos mulheres ampliarem seus relacionamentos, encontrarem parceiras e descobrirem novas possibilidades para seus negócios. Não basta criar conexões, é preciso cultivá-las e transformá-las em oportunidades”, complementa Luciana.

Desenvolvimento que gera novas possibilidades

A atuação da Hiléia considera que o empreendedorismo feminino envolve desafios que vão além da gestão empresarial, como autoconfiança, liderança e posicionamento de mercado. Por isso, temas como desenvolvimento pessoal, comunicação, autoestima e construção de marca também integram a jornada de aprendizado.

A combinação entre formação e experiências práticas permite que as participantes apliquem os conhecimentos na rotina das empresas. Enquanto as capacitações oferecem ferramentas para aprimorar a gestão, as rodadas de negócios estimulam parcerias e novas oportunidades comerciais.

A proposta é criar um ciclo contínuo de evolução, no qual o desenvolvimento individual também contribua para o fortalecimento de toda a comunidade.

Hiléia pelo Brasil

Depois de um primeiro ano dedicado à consolidação da marca, a Hiléia inicia uma nova etapa, com a perspectiva de ampliar sua presença para outros estados brasileiros. A estratégia prevê a formação de novas lideranças, o desenvolvimento de parcerias e a realização de eventos, mentorias e capacitações em diferentes localidades.

A intenção é construir uma rede nacional de empreendedorismo feminino, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, experiências e oportunidades comerciais.

O encontro de aniversário também marca o início de um novo capítulo dessa trajetória. Além de celebrar as conquistas, será uma oportunidade para que novas empreendedoras conheçam a proposta e descubram como fazer parte desse movimento.

“Queremos que cada mulher que se aproxime da Hiléia encontre possibilidades reais de crescimento. Que possa aprender, compartilhar experiências, desenvolver sua liderança e conquistar novos parceiros. Quando uma mulher cresce e fortalece seu negócio, todo o ambiente ao seu redor também se transforma. É essa prosperidade coletiva que queremos construir e levar cada vez mais longe”, conclui Luciana.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 52 anos na área de jornalismo, sendo 50 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Há 25 anos é professora titular do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 19 anos de blog, mais de 50 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 21 prêmios, com destaque para Embrapa Floresta (Menção Honrosa em 2025); VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *