Fundadores e herdeiros têm papel fundamental em momentos de crise

Eduardo Valério:.
Eduardo Valério:.

Em uma empresa familiar, tanto fundadores quanto herdeiros devem ser capazes de tomar frente em decisões e manter a perenidade das atividades de suas empresas, independente da situação econômica/política que estejam atravessando. Dentro das boas práticas da governança corporativa é importante estes atores conheçam muito bem qual são seus papeis como gestores não apenas quando há cenários de crise como o instaurado atualmente no Brasil, mas para todos os momentos da empresa – sejam estes, bons ou ruins.

“As empresas padecem de fortes lideranças que saibam conduzir seus negócios nos momentos de abundância e, principalmente, nos momentos difíceis como este em vivemos atualmente” assinala Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, especializada em empresas familiares.

Para Valério, o fundador de uma empresa, normalmente, já atravessou muitos destes momentos e essa expertise na leitura do mercado e da sua empresa, tomando medidas assertivas para a travessia do momento difícil é um forte diferencial: “É nessa hora que o líder toma decisões, atitudes que podem se tornar um verdadeiro divisor de águas entre sucesso e fracasso, além de decidir, certifica-se de que a decisão tomada será efetivada sendo que muitas vezes assume o papel de protagonista na implementação da decisão.”

O posicionamento dos herdeiros perante este desafio deve ser o mais positivo possível. Eduardo Valério entende este como o melhor momento para o aprendizado de verdade, In loco, acompanhando pessoalmente o que está se desenvolvendo na empresa, assumindo a postura de futuro líder, chamando para si responsabilidades e executá-las com perfeição e esmero.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *