You are here
Home > Sem categoria > Inovação e empreendedorismo na área da saúde é tema de encontro no Sebrae/PR

Inovação e empreendedorismo na área da saúde é tema de encontro no Sebrae/PR

O Vale do Silício pode estar mais perto do que se imagina. Por meio de uma parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade de Stanford, um novo programa de inovação está sendo implantado em Curitiba para o desenvolvimento de empreendedores e novas tecnologias, inicialmente, com foco na área da saúde. Esse programa, inspirado na metodologia Stanford Biodesign, foi apresentado nesta quinta-feira (7) aos gestores do Sebrae/PR.

Seguindo o modelo da Health Innovation Lab (HiLab) – instituição localizada no Vale do Silício, que incentiva jovens empreendedores a praticar a inovação na área médica, a PUCPR cria o Health Innovation at PUC (HiPUC), primeiro braço do Programa na América Latina. O programa é focado no uso do pensamento dedesign, empreendedorismo e aplicação de metodologias para desenvolver soluções de saúde a fim de atender as necessidades brasileiras.

A intenção do programa é alavancar a inovação e estimular a criação de um ecossistema de empresas com foco na área da saúde, por meio de ações multidisciplinares com profissionais, acadêmicos e mentores da área da medicina, engenharia, tecnologia da informação, saúde e outras diversas áreas de negócio. Robson Capasso, médico e professor da Universidade Stanford, afirmou que o objetivo principal do programa será fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias para a área da saúde, desde a idealização de produtos, equipamentos, aparelhos e sistemas tecnológicos para a área médica. “A área da saúde no Brasil está em crise. Queremos desenvolver primeiramente o capital humano, por meio de um time multidisciplinar, aplicando a metodologia do Biodesign, para pensar em soluções inovadoras na área da saúde, que atendam a realidade brasileira”, apontou.

Segundo o médico, o Sebrae/PR tem sido um ator importante na criação e apoio ao HiPUC, assim como na formação de novos empreendedores, uma vez que a entidade dá apoio aos projetos de empreendedorismo da universidade por meio do Programa Educação Empreendedora para Instituições de Ensino Superior.

Para Rosângela Angonese, coordenadora estadual do Programa, essa troca de experiências dá o direcionamento para o desenvolvimento de ações empreendedoras. “Vimos que também existem desafios na área da saúde nos Estados Unidos e que podem servir como exemplo no desenvolvimento de ações empreendedoras com esse foco no Brasil”, diz.

O diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Agostini, acredita que a apresentação do programa – que também incluiu a presença de gestores das regionais do Sebrae no Estado, por meio de videoconferência – trouxe diversas novidades com relação às ações empreendedoras aplicadas em território internacional.

“A Universidade de Stanford é uma das instituições de ensino mais inovadoras do mundo, por estar localizada no Vale do Silício e por inovar em ações que incentivam o pensamento empreendedor de seus alunos. Essa referência internacional é importante, pois enriquece nossos conhecimentos e nos abre novas possibilidades de parceria, de acordo com as linhas estratégicas já trabalhadas pelo Sebrae”, concluiu.

Até o dia 15 de julho, na PUC, acontecem uma série de ações do Programa HiPUC, como Bootcamp, Seminários e Webnários, para empreendedores com forte interesse em inovação para a saúde. Mais informações sobre inscrições e requisitos de participação pelo site http://br.hipuc.com/.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top