Segundo semestre apresenta maior oferta de vagas de estágio

estágioPara o jovem, conseguir uma colocação profissional é, muitas vezes, mais desafiador do que para qualquer trabalhador. A grande maioria desses candidatos enfrenta um dilema crucial para o desenvolvimento de suas carreiras: como adquirir experiência e se tornar competitivo no mercado quando boa parte das vagas exige este requisito?

Tradicionalmente, o estágio é uma das principais alternativas para que o jovem consiga superar essa dificuldade – esses programas possibilitam a entrada em grandes empresas à título de experiência e oferecem, até mesmo, a chance de efetivação futura. E mesmo diante da crise enfrentada pelo país, a oferta de vagas durante o segundo semestre tem apresentado números positivos: nesse período do ano, as empresas costumam disponibilizar mais vagas e aproveitar o momento de transição universitária para selecionar os candidatos mais preparados. Em vista disso, o estudante deve ficar atento às oportunidades e aproveitar o momento propício para investir no aperfeiçoamento de suas habilidades e na preparação para o processo seletivo.

Ainda que de uma maneira geral o mercado não esteja tão convidativo, o momento é o mais oportuno para o estudante deseja se candidatar à uma vaga de estágio: neste período, a demanda por estudantes é maior em relação ao início do ano. Essa tendência é resultado, sobretudo, do caráter temporário do programa. De acordo com Tiago Mavichian, diretor da Companhia de Estágios, consultoria especializada nesse tipo de programa “Nessa época as empresas precisam se antecipar quanto à demanda por novos estagiários em vista do fim dos contratos vigentes e até mesmo da efetivação dos atuais participantes. Da mesma forma, mais estudantes concluem seus cursos na segunda metade do ano e partem para o mercado formal. Como resultado, mais processos seletivos são iniciados e mais vagas são abertas para preencher essa lacuna.” – explica.

A afirmação é corroborada pelo histórico positivo do mercado – dados da recrutadora apontam que nos três últimos anos a média de crescimento na oferta de novas vagas de estágio durante o segundo semestre foi de 7%. Mesmo em 2015, período no qual houve um aprofundamento da crise do emprego, essa taxa chegou à 6,8% – resultado notável, visto que o país perdeu mais de 1,5 milhão de postos de trabalho formal ao longo do último ano, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A perspectiva deve se manter favorável também em 2016 – de acordo com a consultoria, a expectativa é nos próximos dois meses processos seletivos sejam abertos para vagas de estágio em grandes empresas no país: “Em breve daremos início aos processos seletivos de empresas de atuação expressiva, inclusive multinacionais. Desde gigantes do setor tecnológico, químico e de serviços.” Diante disso, o especialista prevê que a tendência do aumento no número de vagas deva se confirmar também neste ano, mantendo-se próximo da média observada. Porém, é fundamental que o estudante explore este período como chance de aperfeiçoamento do currículo e de suas habilidades, uma vez que, além do aumento na oferta de vagas, aumenta também o número de candidatos disputando esses postos.

Devido à natureza cíclica do processo de contratação, é natural que mais jovens se candidatem à esses postos – alunos que ingressaram nas universidades no início do ano, já se encaixam no perfil contemplado pelo programa de estágio e incrementam a lista de estudantes que buscam uma oportunidade durante este período. De acordo com a consultoria, dados do último triênio apontam que os processos seletivos do segundo semestre costumam contar com cerca de 20% a mais de inscritos. O resultado é que, apesar dos processos oferecem mais vagas, a disputa é mais acirrada. Ainda assim, de acordo com o diretor da Companhia, o estudante que souber utilizar esse momento a seu favor pode se beneficiar “É importante observar que este período também compreende as férias escolares, portanto, o candidato que aproveitar essa época para reforçar o currículo, fazendo por exemplo um curso de férias da sua área ou reforçando o inglês e a informática. Assim estará mais preparado para o processo seletivo e terá mais chances de se destacar em meio à concorrência.” – esclarece Mavichian.

Ainda que o país esteja atravessando um dos momentos mais difíceis, sobretudo na área do emprego, é preciso que o estudante siga investindo em sua qualificação – ainda mais considerando-se que o mercado está mais enxuto e, em decorrência da própria crise, mais jovens se lançam ao mercado a cada dia. Dessa forma, destacar as qualidades e aprimorar conhecimentos afim de compor um currículo mais atrativo é fundamental de acordo com a psicóloga Greta Munhoz “Aprender um idioma, fazer cursos de extensão e se envolver em atividades que valorizem o currículo é extremamente importante para este candidato que, por sua pouca experiência, não é tão competitivo no mercado formal. Apesar de não exigir experiências anteriores o programa de estágio considera competências extremamente relevantes aos empregadores: habilidades interpessoais, desenvoltura e qualificações extra curriculares.

Por isso é essencial que o jovem dê ênfase à essas características e as desenvolva para que se sobressaia no processo seletivo.” – aconselha. Essa importância foi revelada, inclusive, por um levantamento da própria consultoria: uma pesquisa realizada em todo país revelou que mais de 60% dos candidatos que concorrem à vagas de estágio neste ano investiram em algum curso complementar recentemente “É importante que o candidato não enxergue apenas a dificuldade do mercado, é preciso entender que a crise é momentânea, enquanto a carreira é uma conquista a longo prazo. Logo, motivar-se e seguir se dedicando aos estudos é a melhor forma de conquistar uma dessas oportunidades e dar o primeiro passo para a realização profissional.” – conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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