Vários fatores levam empresas à necessidade de se reposicionarem na era digital

era digitalNum mundo cada vez mais digital e competitivo, é natural que as empresas precisem se renovar e até se reinventar para não ficar para trás. Sobressaem-se as marcas que encantam e fazem a diferença na vida das pessoas. Nesse contexto, surge a necessidade de um trabalho aprofundado e estratégico e o redesign de produtos digitais e serviços, um conjunto de ações que devem ser feitas por profissionais.

O studio Prisma criou uma abordagem chamada Inovação através da Marca para ajudar as empresas a se reinventarem. Trata-se de uma ferramenta que funde os ensinamentos de branding, inovação e design thinking para criar valor e significado para as organizações e seus clientes.

A Prisma adota como método atuar próxima ao cliente para compreender sua história, problemas, conquistas e a ajudar a pensar seu futuro. Em muitos casos é um trabalho de autoconhecimento que envolve a raiz da organização. “É preciso que as pessoas que formam a empresa estejam engajadas e comprometidas em passar por essa transformação para que seja uma mudança autêntica e não artificial”, afirma Marcella Lomba, co-fundadora do studio Prisma.

O processo de trabalho envolve não só olhar para dentro da empresa, mas para fora, trazendo referências, tendências, um olhar analítico sobre a concorrência e novas práticas para inspirar o cliente e ajudá-lo a entender o que está acontecendo no contexto da empresa.

A partir da avaliação da atuação da empresa, identificando pontos fracos e oportunidades de fortalecimento, é montado um planejamento para guiar a implementação dos pontos identificados no diagnóstico e fortalecer o posicionamento definido.

No momento seguinte ao planejamento, é hora de partir para a prática, trabalhar a identidade visual da empresa e o redesign dos produtors e serviços digitais. “Buscamos tangibilizar ao máximo o resultado do trabalho para o cliente. Conseguimos ajudá-lo nas duas pontas: no pensar e no fazer acontecer”, diz o designer Yuri Fontes, co-fundador do Studio Prisma.

A estratégia criada para renovar a marca influencia diretamente no redesign dos serviços e produtos digitais. Quando uma empresa passa por uma reformulação baseada nas diretrizes de sua marca, o produto tende a ganhar mais força e personalidade. Essa conexão entre o branding e o redesign impacta diretamente na experiência que os usuários vão ter com o produto e/ou serviço digital.

De acordo com Pavani, esse fenômeno ocorre por 2 motivos: “Estes fatos são amplamente noticiados pela mídia, portanto, mesmo aqueles que não acompanham os preços diariamente acabam tomando ciência das variações. Além disso, as pessoas que fazem reserva de valor veem os fatos como indícios de instabilidade econômica, levando-os a adquirir moeda nos momentos de baixa”, afirma o executivo, que também é economista.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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