Vários fatores levam empresas à necessidade de se reposicionarem na era digital
Num mundo cada vez mais digital e competitivo, é natural que as empresas precisem se renovar e até se reinventar para não ficar para trás. Sobressaem-se as marcas que encantam e fazem a diferença na vida das pessoas. Nesse contexto, surge a necessidade de um trabalho aprofundado e estratégico e o redesign de produtos digitais e serviços, um conjunto de ações que devem ser feitas por profissionais.
O studio Prisma criou uma abordagem chamada Inovação através da Marca para ajudar as empresas a se reinventarem. Trata-se de uma ferramenta que funde os ensinamentos de branding, inovação e design thinking para criar valor e significado para as organizações e seus clientes.
A Prisma adota como método atuar próxima ao cliente para compreender sua história, problemas, conquistas e a ajudar a pensar seu futuro. Em muitos casos é um trabalho de autoconhecimento que envolve a raiz da organização. “É preciso que as pessoas que formam a empresa estejam engajadas e comprometidas em passar por essa transformação para que seja uma mudança autêntica e não artificial”, afirma Marcella Lomba, co-fundadora do studio Prisma.
O processo de trabalho envolve não só olhar para dentro da empresa, mas para fora, trazendo referências, tendências, um olhar analítico sobre a concorrência e novas práticas para inspirar o cliente e ajudá-lo a entender o que está acontecendo no contexto da empresa.
A partir da avaliação da atuação da empresa, identificando pontos fracos e oportunidades de fortalecimento, é montado um planejamento para guiar a implementação dos pontos identificados no diagnóstico e fortalecer o posicionamento definido.
No momento seguinte ao planejamento, é hora de partir para a prática, trabalhar a identidade visual da empresa e o redesign dos produtors e serviços digitais. “Buscamos tangibilizar ao máximo o resultado do trabalho para o cliente. Conseguimos ajudá-lo nas duas pontas: no pensar e no fazer acontecer”, diz o designer Yuri Fontes, co-fundador do Studio Prisma.
A estratégia criada para renovar a marca influencia diretamente no redesign dos serviços e produtos digitais. Quando uma empresa passa por uma reformulação baseada nas diretrizes de sua marca, o produto tende a ganhar mais força e personalidade. Essa conexão entre o branding e o redesign impacta diretamente na experiência que os usuários vão ter com o produto e/ou serviço digital.
De acordo com Pavani, esse fenômeno ocorre por 2 motivos: “Estes fatos são amplamente noticiados pela mídia, portanto, mesmo aqueles que não acompanham os preços diariamente acabam tomando ciência das variações. Além disso, as pessoas que fazem reserva de valor veem os fatos como indícios de instabilidade econômica, levando-os a adquirir moeda nos momentos de baixa”, afirma o executivo, que também é economista.