Escolas de culinária e gastronomia além de formar profissionais para o mercado ganham novos adeptos que buscam os cursos como forma de lazer

escola de gastronomiaA profissão de cozinheiro é uma das mais antigas do mundo e mostra que a comida sempre foi e será um importante elemento nas relações sociais e de poder. Mas, antes de tudo é importante entender as diferenças entre culinária e gastronomia, palavras que são utilizadas muitas vezes como sinônimo, mas que na verdade há uma grande diferença entre os termos. Culinária é a arte de cozinhar. Já a gastronomia é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Por isso, é um termo mais abrangente que a culinária, sendo considerada uma cultura.

Os cursos de culinária, além de atender as pessoas que querem uma profissão, encontram hoje um novo público, que busca a culinária como uma forma lazer. Até as crianças estão buscando os cursos para aprender desde cedo a arte de cozinhar. E o prazer de cozinhar tem levado amadores a cursos de culinária, transformando reuniões de amigos em verdadeiros banquetes. Esta mudança de postura é muito positiva para o futuro das escolas de culinária e gastronomia.

O que vemos também ao longo das últimas três décadas é uma mudança completa do cenário gastronômico nacional. Começou a chegada de chefs estrangeiros no começo dos anos 80, fortaleceu-se com a abertura das importações no começo dos anos 90 e consolidou-se com a fundação da Associação Brasileira da Alta Gastronomia.

Quanto à localização do negócio, a facilidade de acesso é sempre um fator importante, assim como a comodidade. Desta forma, um Centro Gastronômico deve estar localizado em área bem frequentada e condizente com a imagem que a escola quer passar. No momento da escolha do imóvel é relevante atentar para alguns fatores como, por exemplo, se o imóvel atende as suas necessidades operacionais quanto à localização, capacidade de instalação, características da vizinhança e se é atendido por serviços de infraestrutura.

Já o investimento para montar um curso de culinária vai variar de acordo com a estrutura, despesas burocráticas para abertura da empresa e contratação da mão de obra. O empresário também terá que investir em equipamentos para que o curso seja oferecido com qualidade, como balcões de granito, fogões, pias, fornos, micro-ondas, utensílios e panelas de diversos tamanhos, assadeiras entre outros itens. É interessante também para o curso de culinária, a compra de um veículo para buscar as mercadorias que serão usadas nas aulas. Outra opção é investir na entrega dos produtos diretamente na empresa.

É importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os serviços que estão sendo adicionados e desenvolver opções específicas com o objetivo de proporcionar aos alunos um produto diferenciado. Além disso, conversar com os alunos atuais para identificar suas expectativas é muito importante para o desenvolvimento de novos serviços ou produtos personalizados, o que amplia as possibilidades de fidelizar os atuais alunos, além de cativar novos clientes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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