Levantamento inédito identifica perfil das pessoas de negócios

A maioria dos homens e mulheres com idade entre 18 e 25 anos, pertencentes às classes C e D, moradores predominantemente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, tem perfil desbravador, segundo levantamento inédito da Boa Vista SCPC. Este grupo é composto por jovens consumidores com alto protagonismo no mercado e no ambiente online, ou seja, são consumidores ativos e estão sempre conectados. O estudo também identificou outros grupos (ou clusters): os ambiciosos, os chefes de família, as pessoas de negócios e os seniors.

As mulheres desbravadoras representam 15% da população e têm os seus principais gastos com alimentação, habitação e vestuário. Elas compram em supermercados populares, aqueles com marcas mais básicas, e em lojas de departamento. A maioria trabalha na área de beleza e moda, como salões de cabeleireiros e no comércio. Elas se interessam por temas ligados à moda, culinária, beleza, saúde e esoterismo. Já os homens desbravadores representam 16% da população. Eles são profissionais de serviços básicos, e têm interesse por cinema, tecnologia, jogos e música. Eles são novos entrantes no mercado de crédito e têm gastos com itens semelhantes aos das mulheres desbravadoras.

Os clusters com segunda maior abrangência na população, segundo a Boa Vista SCPC, são os ambiciosos. Nele, as mulheres ambiciosas representam 12% da população. Elas são jovens, possuem renda mediana e muitas vezes têm o próprio negócio. Moram em apartamentos em áreas urbanizadas e têm grande protagonismo no mercado de crédito e no ambiente online. Elas se interessam por saúde e moda, mas buscam crédito em empresas de diversos ramos. Os homens ambiciosos são 14% da população. Eles possuem perfil semelhante ao das mulheres, porém, os temas de interesse são futebol, tecnologia, artes marciais, automóveis e finanças.

As mulheres e os homens chefes de família somam 13% da população, respectivamente. Ambos têm renda baixa. Elas têm gastos com habitação e vestuário e trabalham com culinária e moda. Eles atuam com serviços básicos e têm pouco protagonismo no mercado de crédito. Ambos possuem baixo protagonismo online.

Outro perfil identificado no estudo é o de pessoas de negócios, que representam 9% da população. No entanto, as mulheres ainda representam 25% deste cluster, enquanto os homens são 75%. As pessoas de negócios são homens e mulheres já na vida adulta, com renda alta. Eles ou são empreendedores, ou executivos ou profissionais da saúde, moradores de regiões urbanizadas e desenvolvidas. Também possuem maturidade de crédito. Seus gastos mais comuns são com transporte e educação. Seus itens de interesse estão relacionados a futebol, automóveis, finanças e jurídico. As pessoas de negócios estão conectadas em aplicativos como Whatsapp e costumam usar como as redes sociais, como é o caso do Facebook, mas não possuem o hábito de gastar horas navegando em sites e blogs.

Já os seniors são idosos, que somam 9% da população. Eles, em geral, são aposentados. Na maior parte, são ex-profissionais de áreas administrativas, com pouco protagonismo no mercado de crédito e com baixo protagonismo online. Seus temas de interesse são TV, saúde e política.

“Em um momento de crise econômica como o atual, conhecer o perfil do cliente pode fazer toda a diferença na manutenção dos negócios. Devido a esta realidade, empresas que conseguem direcionar seus investimentos para ofertar o melhor produto e serviço ao público-alvo saem na frente, contornando assim certos efeitos negativos da crise. Foi pensando em contribuir para com o mercado, que a Boa Vista SCPC utilizou sua inteligência tecnológica em sua base de dados, hoje a maior do país com mais de 350 milhões de informações comerciais de empresas e consumidores, para elaborar este levantamento de clusters. São informações inéditas que podem ajudar o empresariado a rever como estão atuando e a pensar melhor nas suas estratégias face aos seus públicos”, esclarece a diretora de produtos Maria Dolores Gil de Oliveira.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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