You are here
Home > Sem categoria > Dicas importantes para comprar a casa própria

Dicas importantes para comprar a casa própria

O momento da compra de um imóvel é sempre cercado por ansiedade e às vezes até por receio, por ser este o maior investimento feito pela família. A Rede Imóveis, associação que reúne as 13 imobiliárias tradicionais de Curitiba, separou algumas dicas para tornar a negociação e a escolha do imóvel mais segura e acertada.

Segundo a coordenadora de vendas da associação, Luciane Nardelli, o primeiro passo para quem quer comprar um imóvel é o de buscar uma empresa séria, com corretores credenciados no Conselho Regional de Corretores Imobiliários (CRECI). “A assessoria especializada tratará toda a segurança jurídica necessária à negociação, bem como auxiliará a família na busca das melhores oportunidades, no que se refere à preço, localização e tipo do imóvel”, explica.
Luciane ressalta que, da mesma forma, é importante que a família estude as reais necessidades do imóvel, principalmente, no que se refere ao tamanho, tipo e localização. “É importante ter em mente o futuro da família para dimensionar aspectos como o número de dormitórios, vagas de garagem e outras características que vão impactar, principalmente, no valor e no tempo de permanência no imóvel”, aponta.

Outra dica da especialista se refere ao planejamento financeiro. “Precisa se saber ao certo quanto a família dispõem junto aos bancos, em forma de crédito, para buscar um imóvel que caiba no orçamento da família e que não venha a se tornar um problema a curto prazo”, explica Luciane. “Uma assessoria imobiliária séria vai ajudar o consumidor esmiuçar essas questões para que realmente a compra da casa própria corresponda ao sonho da família”, enfatiza.

De acordo com a especialista, os valores médios do metro quadrado dos imóveis residenciais usados em Curitiba estão congelados há um ano e o investimento imobiliário retoma força perante a perda de atratividade do investimento em papéis, por conta da redução de juros e a expectativa da melhora do cenário econômico. “De uma maneira geral os imóveis já chegaram no patamar mínimo de avaliação e oferta, ou seja, não há margem para que vejamos redução de preços, apenas as correções, que em pouco tempo, devem começar a impactar o setor. Por isso estamos vivendo, neste momento, a melhor hora para comprar um imóvel”, destaca.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top