Intenção de Consumo das Famílias continua em alta e é o melhor resultado desde julho de 2015

O indicador de intenção de consumo elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mantém o bom desempenho com variação positiva. O indicador do Paraná está em 99 pontos, 2,8% acima com relação ao mês anterior e mostrando recuperação de 7,9% com relação a outubro de 2016.

Já o indicador nacional está em 77,9 pontos. Um aumento de 1,4% em relação a setembro, representando maior variação mensal do índice desde março 2017. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice também cresceu 5,4%. Neste mês de outubro o índice da ICF está mais próximo da pontuação ideal, que é quando permanece acima de 100 pontos, sendo assim considerada positiva. Nas classes com renda maior que 10 salários mínimos o consumo já está positivo com 108,1 pontos.

O resultado desse mês de outubro é o maior do período desde 2015, quando o índice era de 93,7, caindo para 88,8 em 2016. O recuo da inflação, a queda dos juros e a criação de novos postos de trabalho formal geram um conjunto de fatores que indica a retomada do consumo das famílias, movimento que deve aquecer o comércio e o setor de serviços.

A perspectiva de consumo do paranaense, um dos principais indicadores que compõem a ICF, vem se mantendo em alta e comparada ao mês de setembro e apresentou uma variação de 6,1%. Em relação ao mesmo período de 2016 a variação também foi positiva com 32,2%. Os dados nacionais mostram alta de 16,7% com relação a 2016 e de 5,4% comparada ao mês anterior.

Variações positivas entre classes

Entre as classes, tanto nas famílias com renda de até 10 salários mínimos, como nas de maior renda (mais de 10 s.m) os índices de perspectiva profissional, acesso ao crédito, perspectiva de consumo, momento para duráveis apresentaram variação positiva quando comparados ao mês de setembro.

O índice com maior reação positiva foi o momento para duráveis com 27,9% nas famílias com renda superior a 10 salários mínimos. Os índices de emprego atual e renda atual nas classes de até 10 salários mínimos tiveram variação negativa de 2,3% e 2,5% respectivamente, quando comparadas ao mês anterior.

Indicadores como acesso ao crédito, perspectiva profissional, situação no emprego, perspectiva de consumo, renda atual, consumo atual e momento para compra de bens duráveis são os indicadores de composição da ICF. O desmembramento mostra o desempenho de todos os índices, trazendo a resposta dos resultados da intenção de consumo das famílias paranaenses dos meses de outubro desde 2010.

Momento para bens duráveis

Esse indicador mede a percepção do consumidor para compra de bens duráveis, que são produtos de maior valor agregado, que na sua grande maioria requer endividamento. O perfil do paranaense mostra maior intenção para compra desse tipo de produto, que apontou alta comparada ao mês anterior, atingindo quase o dobro de pontos do índice nacional.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *