TIM lucra R$ 279 milhões no terceiro trimestre

Os resultados do terceiro trimestre da TIM apresentam crescimento de receita em todas as frentes de negócio, confirmando a acertada estratégia da empresa na inovação das suas ofertas e no investimento em infraestrutura. A base de clientes continua em evolução, com quase dois milhões de adições líquidas no pós-pago em 2017. O segmento responde por 28% do total de usuários da empresa. Além disso, pelo sétimo trimestre consecutivo, a operadora registra aumento na receita média por usuário (ARPU), que cresce 11,4% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A receita líquida de serviços móveis expandiu 5,8% no terceiro trimestre, impulsionada pela receita de dados, que apresenta crescimento de 40,5% no comparativo anual. Já a receita líquida de serviços fixos e residenciais evolui 7,0% no mesmo período, sobretudo em decorrência do serviço TIM Live. Esse incremento de receita em todas as frentes resulta em um lucro líquido de R$ 279 milhões, um aumento de 51,6% em relação ao 3T16, e no crescimento de 17,2% do EBITDA(1), que atinge a margem de 37,4%.

A cobertura 4G chega a 2.401 cidades e alcança 86% da população urbana. Os sólidos investimentos em infraestrutura de rede se traduzem na contínua liderança na tecnologia de quarta geração. Um dos novos serviços, como o VoLTE (voz em alta definição), já está presente em 177 municípios e chegará a mais de mil cidades até o fim do ano. A operadora segue evoluindo também na ativação do 4G na frequência de 700 MHz, realizada em 301 municípios, aprimorando ainda mais a experiência do cliente.

Foco nos serviços residenciais

Um dos grandes destaques é a evolução da companhia na ultra banda larga fixa. No 3T17, o serviço TIM Live registra 54,1% de aumento da receita na comparação anual, além de crescimento de 25,6% da base, que chega a 376 mil usuários. O ARPU cresce 25,4% ano sobre ano.

Os bons resultados operacionais refletem a qualidade reconhecida do serviço e o foco na melhor experiência do cliente. TIM Live aparece não apenas na liderança do ranking de provedores brasileiros da Netflix, assim como na liderança em satisfação geral na banda larga fixa na última pesquisa da Anatel.

Para complementar o portfólio residencial, a TIM lançou, em setembro, uma solução inovadora que aproveita a infraestrutura da maior rede 4G do Brasil para entregar banda larga sem fio via rede LTE nas velocidades de 2 Mbps e 4 Mbps, com franquias de 50 a 80 Giga. O TIM Casa Internet utiliza a tecnologia WTTX (Wireless to the X), que surge como opção de qualidade para atender regiões com demanda de banda larga reprimida devido à carência de ofertas e a uma infraestrutura de rede fixa ainda em desenvolvimento.

A evolução e inovação do negócio residencial continuam. No fim de outubro, a TIM iniciou o soft launch da tecnologia FTTH (Fiber to the Home), que leva fibra até a casa do cliente, entregando velocidades de 100 e 150 Mega. As novas ofertas estão disponíveis inicialmente em quatro bairros nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo e a empresa trabalha para ampliar o alcance.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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