Empresas de todos os setores e tamanhos precisam se preparar para atender os clientes que estão voltando a consumir

Depois de três anos de aperto financeiro, demissões e fechamento de empresas, principalmente do comércio, já se verificam neste início de ano, sinais visíveis de índices estatísticos apontando o aumento da confiança dos consumidores e empresários. Por exemplo, em janeiro, o movimento de pessoas nos shoppings aumentou 2,4%. As previsões do PIB foram revistas e já se prevê um crescimento entre 3% e 3,5% para 2018. E com a queda dos juros e elevação do emprego e renda, tudo caminha no sentido de uma maior demanda por crédito.

Neste momento, as empresas precisam se preparar para atender o cliente que está voltando a consumir. A preparação passa pela transformação tecnológica nos processos de produção e comercialização, incluindo a logística. Eu conversei com alguns consultores de empresas e eles me disseram que é hora dos empresários mudarem seus modelos de negócio e implementarem novas soluções, tanto no setor de produção quanto no marketing e na comercialização.  A tarefa não é fácil e também não é garantia de sucesso, mas se não for feita o insucesso acontecerá.

Algumas novas tecnologias já estão sendo utilizadas, como por exemplo a Realidade Virtual, que permite que o cliente saiba como um produto ficará na sua casa antes mesmo de comprar. Outra tecnologia que vem sendo adotada é a Inteligência Artificial, que possibilita criar uma plataforma para receber os dados das vendas realizadas e auxiliar nos processos de precificação de produtos e serviços. Além dos dados de vendas captados, a plataforma também pode ser alimentada com informações das redes sociais, estudos de mercado, informações econômicas e até mesmo sobre o clima.

A verdade é que existem dezenas de ferramentas modernas no mercado, mas segundo os consultores de empresas que eu ouvi, o ideal é iniciar com cautela, realizando pequenas mudanças e gradativamente ir aumentando o leque de ofertas de serviços. O mais importante agora é entender o novo perfil de compra do cliente e buscar meios para a fidelização, pois a estratégia de bom produto e bom preço, como temos alertado, não é mais garantia de lucro ou de um diferencial competitivo. O grande desafio para este ano é o de conhecer e analisar o perfil do cliente para criar um relacionamento sólido com ele e se antecipar às suas necessidades, tanto no atendimento quanto nos produtos, fazendo com que ele, acima de tudo, se sinta importante.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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