Formatura: Cinco dicas importantes para não cair em golpes

Para quem está em idade escolar, o início do ano é sempre cheio de expectativas pelas novas experiências, e para quem está próximo de se formar conta com mais uma ansiedade: a formatura! Geralmente, a instituição de ensino tem uma comissão que cuida dos detalhes com uma empresa realizadora do baile, mas não é difícil citar os inúmeros casos de empresas de má índole que praticam golpes e lesam os envolvidos, formandos e a escola. Mas como se prevenir desta situação?

O especialista e empresário Lucas Falcão, da Qu4tro Produções, alertou sobre as precauções necessárias na hora de contratar uma empresa para realizar o evento mais importante da vida dos jovens.

1- Procedência
Se informar sobre o que já foi realizado pela empresa é o primeiro requisito básico para não cair em golpes. “Procurar membros da comissão de formatura do ano anterior é a melhor fonte para este assunto. Eles dizem tudo o que agradou e o que deixou a desejar”, alerta o empresário.

2- Contrato é a melhor garantia
Garantir em contrato tudo o que for acordado. É muito comum uma empresa de idoneidade duvidosa deixar de cumprir o acordo e culpabilizar a baixa adesão de formandos. Neste caso, o mais seguro é registrar o que se oferece para diferentes quantidades de adesões, por exemplo: de 10 a 100 formandos, a empresa contrata determinado artista. De 101 a 200, é possível contratar outro. E assim por diante.

3- Buffet
Analisar e comparar a qualidade do buffet. Já houve denúncias em que um conceituado buffet permitia que a empresa de formatura utilizasse o seu nome na hora de oferecer os seus serviços, e no evento foi servido um menu inferior ao contratado, assinado por outra empresa de gastronomia.

4- Fornecedores
Tirar todas as dúvidas sobre os fornecedores do evento, fotografia, cenografia, decoração. Saber quem são e se já realizaram trabalhos anteriores com a referida empresa.

5- Decisões em conjunto
Uma das alternativas que vem dando resultado no desenvolvimento de um evento de formatura é a tomada de decisões em parceria com a comissão de formatura. A empresa pode adequar o serviço prestado à necessidade e preferência de cada instituição. Isso evita surpresas negativas e personaliza a festa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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