Professor da FGV dá dicas de como economizar no carnaval

Ricardo Teixeira: não vale a pena viajar para curtir a festa de momo e se apertar depois financeiramente.

Para quem quer se divertir no carnaval sem descuidar das finanças, o coordenador do MBA em Gestão Financeira da Fundação Getulio Vargas (FGV), Ricardo Teixeira, ensina como planejar os gastos para os dias de folia não pesarem no bolso, já que o início de ano é uma época com contas extras a pagar. Para dar o primeiro passo, o professor orienta o folião a avaliar o orçamento e estabelecer qual será a quantia disponível para gastar em cada dia da festa.

O professor da FGV sugere que aqueles que querem fugir da bagunça ou cair na folia em outras cidades devem planejar sua viagem com antecedência para manter o orçamento em ordem. De acordo com ele, o ideal é pesquisar o quanto antes o valor da passagem e da hospedagem em sites de busca na internet. “Use pontos do cartão de crédito para a compra das passagens. Lembre-se também que além de hotéis, a maioria dos destinos de férias oferece uma variedade de outras opções de hospedagem para explorar”, aponta Ricardo Teixeira.

O especialista, no entanto, ressalta que não vale viajar para curtir a festa de momo e se apertar financeiramente. “Curta o Carnaval de rua. Geralmente as festas fechadas têm preços mais salgados que o normal, portanto, busque na internet os blocos de rua que mais te agradem e caia na folia”, relata o professor da FGV.

Ricardo Teixeira recomenda também que o folião faça as compras de supermercado na sua cidade de origem e divida o valor total igualmente entre todos os membros do grupo. “Leve sua comida e sua bebida. No Carnaval, os preços das comidas e bebidas costumam ficar muito mais caros do que o normal”, instrui o especialista em gestão financeira.

O professor da FGV orienta que todos usem e abusem do transporte público. “Outra boa maneira de economizar no Carnaval é deixar o carro estacionado na garagem e apostar no transporte público como meio de locomoção. E bebida não combina com direção”, alerta.

Fantasias

Criatividade é a recomendação. Ricardo Teixeira aconselha que todos façam a sua fantasia. “Não importa se o seu destino é uma balada, um bloco de rua ou uma festa em casa. Existem diversos sites que podem inspirar a criação de algo bonito e barato para a ocasião”, opina.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *