UP e Ibef do Paraná lançam curso de especialização para executivos de finanças com foco em negócios e liderança

Cláudio Lubascher: o CFO ajuda na alavancagem dos negócios. 

Se uma boa gestão já é fundamental para uma empresa quando a economia do país vai bem, em tempos de crise ela se torna essencial para a sobrevivência de qualquer negócio. Com a área financeira, é a mesma coisa. Muitas organizações acabam por colocar os gestores financeiros em segundo plano por não conseguirem encontrar um profissional adequado para a função. Especialistas orientam que para ser um bom CFO (Chief Financial Officer) é preciso aliar a prática financeira do dia a dia com um conhecimento sistêmico do negócio.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-PR), Claudio Lubascher, o CFO deve ser um elo estratégico no crescimento e desenvolvimento da companhia. “Ele deve ser o braço direito do CEO, ajudando na alavancagem do negócio”, explica Lubascher. De acordo com o presidente do IBEF, a formação completa de um CFO deve incluir experiência acadêmica com práticas específicas da área de finanças, aliadas ao conhecimento do negócio e do mercado. Pensando nisso, o IBEF-PR desenvolveu com a Universidade Positivo (UP) um curso de especialização para Formação de CFO. De acordo com o vice-presidente do IBEF-PR, Maurício Carvalho, o curso é resultado de dois anos de estudos em conjunto com empresas de consultoria para entender o que falta para a formação de um bom CFO.

Uma pesquisa realizada com 100 CEOs de todo o Brasil revelou que eles não enxergam hoje no profissional de finanças atributos como liderança e capacidade para o desenvolvimento de times e de equipes autodisciplinares. “Pesquisamos o mercado, analisamos a realidade do Brasil e o que existe fora do país e, então, chegamos em um modelo, que é formar um CFO não só para as questões técnicas, mas também desenvolver algumas outras competências”, destaca Carvalho. Segundo o vice-presidente, o tripé do curso é liderança, negócios e finanças. Ele garante que 30% do programa será voltado para finanças estratégicas e os outros 70% se concentrará em negócios e liderança. “O profissional da área financeira hoje está muito focado no operacional. Ao trazer módulos de lideranças bastante específicos, a gente quer tentar mudar o mindset deste executivo”, ressalta.

A primeira turma está prevista para começar no dia 24 de fevereiro. Para o reitor da UP, José Pio Martins, a parceria com o IBEF-PR vai permitir à universidade oferecer muito mais que conceitos acadêmicos. “O Instituto é uma entidade de profissionais das finanças preocupada com a formação mais ampla dos CFOs e a UP tem as ferramentas pedagógicas. Poderemos aliar o conhecimento dos nossos professores com a expertise de mercado do IBEF e oferecer uma formação que fará do executivo um profissional de alta performance”, finaliza o reitor.

Ao fazer a matrícula, o participante ganha adesão de um ano ao IBEF-PR. Associados e patrocinadores de gestão do IBEF-PR e empresas conveniadas à UP tem 10% de desconto no curso.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *