You are here
Home > Negócios > Embalagens recicladas da Tetra Pak são matéria-prima para produtos na construção civil

Embalagens recicladas da Tetra Pak são matéria-prima para produtos na construção civil

Embalagens cartonadas pós-consumo têm sido utilizadas como uma alternativa de matérias-primas em projetos inteligentes na construção civil. De sistemas modulares a blocos intertravados e decks, produtos produzidos a partir do plástico e alumínio reciclados das embalagens longa vida são uma alternativa sustentável para jardins, áreas de lazer e áreas comuns em residências e condomínios. Além de reduzir o impacto ambiental, as peças trazem outros benefícios, como a facilidade de instalação, limpeza e durabilidade.

A PlastPrime, do Paraná, é uma das empresas recicladoras que utilizam embalagens cartonadas pós-consumo da Tetra Pak como matéria-prima para seus produtos. Entre os itens do portfólio, destacam-se sistemas modulares plásticos desenvolvidos para a instalação de paredes verdes e jardins verticais. A empresa também produz decks modulares plásticos, uma alternativa ao deck de madeira que tem entre as vantagens maior durabilidade e baixa manutenção; e blocos intertravados para utilização em calçadas, estacionamentos, praças e áreas de lazer. Os blocos são permeáveis e recicláveis, com pequenos furos na superfície que possibilitam um maior escoamento de água.

“As embalagens longa vida da Tetra Pak, formadas por papel, plástico e alumínio, além de contarem com até 82% de seus materiais de fontes renováveis, também são 100% recicláveis e têm sido utilizadas cada vez mais como uma alternativa para criação de produtos sustentáveis em diversos segmentos, favorecendo a economia circular”, afirma Valéria Michel, diretora de Meio Ambiente da Tetra Pak.

“Parcerias como essas são essenciais, pois possibilitam a união de empresas que entendem a importância do seu papel na construção de um mundo sustentável. Além disso, contribuem para fortalecer a conscientização em torno do destino correto de embalagens e fortalecem a cadeia da reciclagem”, completa Suelen Oliveira, gerente de Marketing da PlastPrime.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

One thought on “Embalagens recicladas da Tetra Pak são matéria-prima para produtos na construção civil

Deixe uma resposta

Top