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Não adianta apenas os empresários se preocuparem com o fechamento das vendas. O fundamental é transformar os clientes em amigos da marca

Eu tenho conversado com alguns empresários que se dizem preocupados com a satisfação dos seus clientes com relação à qualidade dos produtos, mas principalmente, com o atendimento. E eles têm toda razão em se preocuparem. Afinal de contas, pesquisas recentes apontam que 66% dos consumidores trocam de empresa por causa de um atendimento ruim. Isso se dá na maioria das vezes por um único fator, que é o despreparo da linha de frente no momento de abordar o cliente.

Os empresários devem trabalhar acima de tudo para transformar seus clientes em amigos da marca. A verdade é que além de preço e qualidade dos produtos, os consumidores, mesmo que inconscientemente estão buscando uma experiência. E essa experiência não é difícil de ser proporcionada. Alguns consultores de varejo dizem que é fundamental estar focado no tripé: produto entregue, atendimento prestado e ambiente em que o cliente se encontra.

Neste sentido, o atendimento tem que ser impecável, desde a recepção, passando pela apresentação do produto, marketing pessoal do atendente e abordagem ao consumidor. Outro ponto, que causa experiência positiva é o produto. O atendente deve conhecer os produtos que está oferecendo de forma suficiente para falar muito bem das suas características, benefícios, aspectos exclusivos e sobretudo, a história por traz dessa mercadoria. Isso mesmo, o que vai diferenciar o produto da concorrência, não são apenas os aspectos funcionais, mas, a sua história e o que ele representa.

Para fechar o tripé, o ambiente é fundamental. Por isso, o espaço tem que ser agradável e confortável, com um bom aroma, de forma que o cliente se sinta acolhido. Mesmo assim, ainda está faltando a cereja do bolo para que o consumidor se torne fiel à marca e à loja. E essa estratégia consiste em mostrar o quanto ele é importante.

A relação cliente-empresa é como um casamento. Primeiro se observa, descobre o que a pessoa gosta, conquista, inicia o namoro e depois casa. Só que o mais difícil é a manutenção do casamento e o encantamento diário. Grandes marcas têm dado bons exemplos de como deve ser um casamento ideal com os seus clientes, que sempre estão voltando e indicando amigos. O empresário que quer tornar o cliente um amigo da sua marca deve pensar bem nesses pontos que eu acabei de abordar e adotá-los o mais rápido possível.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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