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Embora as expectativas apontem vendas maiores neste Dia dos Pais, lojistas devem oferecer aos consumidores melhores processos de compra

Tradicionalmente, o Dia dos Pais tem apresentado bons resultados para o comércio. Mas, neste ano, segundo previsão da Federação do Comércio do Paraná, os negócios ficarão acima dos números registrados nos últimos quatro anos. Para turbinar o funil de vendas nesta semana, é importante que os lojistas tenham em mente que estamos na era da experiência do consumidor, e que o foco de todas as ações e estratégias deve estar voltado em oferecer ao cliente o melhor processo de compra possível.

O Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo. Porém, o ápice da procura por presentes deverá ocorrer no sábado, com lojas físicas lotadas. Em um cenário destes, o consumidor que buscar informações na internet sobre certo tipo de estabelecimento não quer se esforçar para descobrir onde a loja está localizada e qual é seu horário de funcionamento. Simplesmente irá procurar outra opção. Neste caso são sugeridas duas estratégias. A primeira é manter atualizadas as informações sobre sua loja no Google Maps. A segunda é investir em técnicas, para garantir que o site seja um dos primeiros a aparecer em uma busca por determinado produto.

Por sua vez, o e-mail marketing continua sendo uma boa ferramenta venda. Em algumas datas, como na Black Friday, os profissionais de marketing começam a utilizar esse recurso várias semanas antes. O motivo é que o público costuma se planejar com muita antecedência para fazer suas compras, que geralmente são de valor elevado. Já o mesmo não acontece no Dia dos Pais, em que as compras geralmente envolvem produtos com um ticket médio menor. Por esse motivo, os emails enviados nesta semana devem abusar da assertividade e irem direto ao ponto.

Com relação ao presente, sabe aquela história de que no Dia dos Pais as pessoas sempre compram as mesmas coisas, como gravatas, canetas, meias e livros? Então, que tal usar a criatividade para chamar a atenção dos clientes mudando esse costume? Para tal, deve-se ser criada uma promoção em que o cliente leva de brinde um desses itens “tradicionais”, na compra de um presente original. Por exemplo, a campanha pode usar a seguinte estratégia: Não compre uma gravata para o seu pai. Compre um tablet e nós daremos a gravata de brinde.” Ou, “Pensando em dar meia de novo para o seu pai? Compre um notebook e a meia é por nossa conta.

Por fim, os concursos são excelentes formas de promover o engajamento entre o público e a marca. No varejo, esse tipo de ação é muito comum – especialmente em datas especiais. Então, ainda dá tempo para aproveitar o Dia dos Pais para promover um concurso especial em sua loja. Agora, há um ponto que não pode mudar, que é a necessidade de manter o foco no consumidor.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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