Jovem cientista paranaense faz palestra de abertura do Congresso Internacional de Propriedade Intelectual da ABPI em São Paulo

A curitibana Taciana Pereira, de apenas 23 anos, formada em Bioengenharia pela Universidade de Harvard, fará palestra na abertura do XXXVIII Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual – ABPI, de 19 a 21 de agosto, no Sheraton WTC, em São Paulo. Pesquisadora da Allevi Inc. (Filadélfia, PA) – empresa que desenvolve soluções em 3D para curar doenças, eliminar a lista de espera de órgãos, reverter mudanças climáticas e até viabilizar a vida em outros planetas – Taciana desenvolveu sua pesquisa no Mooney Laboratory for Cell and Tissue Engineering com foco em biomateriais para imunoterapia do câncer, sob orientação de David Mooney (PhD).

Em abril do ano passado, como co-presidente da Brazil Conferece, Taciana emocionou a plateia, onde constavam nomes como a ex-presidente Dilma Roussef, o juiz federal Sérgio Moro, além de universitários de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT). No discurso de encerramento, abordou a falta de incentivo ao conhecimento científico no Brasil e defendeu maior aporte de recursos às pesquisas. “A frase ‘tinha que ser brasileiro…’ é algo que se diz quando algo dá errado”, disse na ocasião. Eu quero que, quando alguém desenvolver uma patente, fizer uma publicação ou ganhar o prêmio Nobel, as pessoas digam: ‘Tinha que ser brasileiro…'”.
Filha de funcionários públicos, Taciana cresceu no bairro Água Verde, em Curitiba, onde gostava de jogar futebol com o irmão e os primos. Por meio do esporte ganhou uma bolsa-atleta da Escola Internacional de Curitiba, para estudar em Harvard. “Você pensa que só entram em Harvard pessoas de nome, muito ricas ou gênio. Na verdade, eu não sou nem gênio, meu sobrenome é Pereira e não sou rica”.

O Congresso da ABPI

Sob o tema “A Relevância da Propriedade Intelectual em um Mercado cada vez mais Inovador”, o evento, o maior do gênero na América Latina, reunirá os maiores especialistas do setor, entre empresários, diretores e gerentes jurídicos, advogados, magistrados, consultores, autoridades de governo e dirigentes de entidades internacionais – como a AIPLA – American Intellectual Property Association e a ASIP – Asociación Interamericana de la Propiedad Intelectual – além de centros privados de pesquisa e representantes de empresas, como HBO, Warner, Fox, Sanovi, Whirlpool, Volkswagen, CBF, Flamengo, entre outras.

Além dos debates envolvendo os temas mais relevantes na área da Propriedade Intelectual, o Congresso abordará questões da era digital como internet das coisas, disputas de nomes de domínio, influenciadores digitais e indústria 4.0. A última plenária do Congresso reunirá os dirigentes dos escritórios de Propriedade Industrial de Brasil, Portugal, México, Argentina, Costa Rica, Espanha, Uruguai e Chile para debate sobre suas experiências, problemas e soluções, em especial na questão do backlog, tema esse recorrente em quase todas essas jurisdições.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *