You are here
Home > Negócios > Vendas de trailers e carrinhos comerciais crescem 42% com avanço dos trabalhadores autônomos no Brasil

Vendas de trailers e carrinhos comerciais crescem 42% com avanço dos trabalhadores autônomos no Brasil

O Brasil vive uma nova realidade no mercado de trabalho. Segundo o IBGE, dos 91,2 milhões de ocupados no segundo trimestre de 2018, cerca de 37 milhões estão no mercado informal. Nesse período, 276 mil pessoas passaram a trabalhar sem carteira assinada enquanto 113 mil começaram a trabalhar por conta própria. Com mais trabalhadores liberais no País, aumentou a demanda por produtos voltados para os serviços que são prestados em atividades autônomas. Na OLX, por exemplo, as vendas da subcategoria Trailers e Carrinhos Comerciais cresceram 42% no segundo trimestre de 2018, em relação aos primeiros três meses do mesmo ano.

Além disso, outras métricas da plataforma reforçam esse interesse dos usuários em itens da subcategoria Trailers e Carrinhos Comerciais – a quantidade de usuários interessados em fechar negócio e que entraram em contato com os vendedores por chat, telefone ou e-mail cresceu 50% e o número de novos anúncios inseridos nessa categoria teve alta de 30% no segundo trimestre de 2018, em relação ao primeiro.

Nesse panorama de aumento no número de profissionais autônomos, há quem tenha sido motivado pela flexibilidade de local e horário de trabalho, além da possibilidade de ser seu próprio patrão. Tais vantagens atraíram o campo-grandense Elias Trindade, que há 10 anos trabalha como profissional autônomo. “Eu sempre gostei do comércio, é uma boa área para se trabalhar. Antigamente, atuava nesse segmento sob o regime da CLT, era funcionário e não patrão. Hoje em dia, não dependo de ninguém para nada e só eu mando no meu próprio trabalho. Há três anos compro itens na subcategoria Trailers e Carrinhos Comerciais, reformo todos e depois coloco à venda novamente pela plataforma”, explica.

Já o recifense Leonardo Ribeiro aluga seus dois trailers comerciais por meio da OLX para outros profissionais autônomos. “Eu sou um profissional autônomo e há um ano trabalho com aluguel de trailers comerciais. Recebo contato de muitos profissionais que também são autônomos e se interessam pelos trailers como uma nova forma de trabalhar e gerar renda. Para mim, é uma maneira de garantir meu salário e pagar a minha faculdade”, comenta Leonardo.

Confira os dez itens mais buscados na subcategoria Trailers e Carrinhos Comerciais (no 2º trimestre de 2018)

1. Trailer
2. Food truck
3. Carretinha
4. Container
5. Reboque
6. Freezer
7. Kombi
8. Lanchonete
9. Barraca
10. Motorhome

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top