Bolsa tem o pior pregão em dois meses e dólar volta a subir
No pior pregão dos últimos dois meses, o Ibovespa encerrou o pregão desta quarta-feira (10) com baixa de 2,8% em 83.679 pontos. A queda da Bolsa foi atribuída a fala do candidato à Presidência, Jair Bolsonaro, e a derrocada em Wall Street.
O dólar comercial voltou a subir, encerando o dia cotado a R$ 3,7635, com alta de 1,2% em relação ao dia anterior.
Em entrevista ao Jornal da Band, Bolsonaro disse que caso seja eleito no segundo turno vai diminuir impostos. Ele também garantiu que Paulo Guedes, seu assessor econômico, disse ser viável criar mais empregos, desburocratizar impostos e leis e reduzir a inflação. Segundo o candidato do PSL, é possível resolver problemas ao nomear as pessoas certas para os locais certos, citando como exemplo o Banco Central.
“Você não pode falar em aumentar impostos. Ninguém hoje em dia quer empregar ninguém, ninguém quer investir. O cara quer investir no Brasil pra produzir o que, pra vender pra quem? Nós chegamos a esse ponto” afirmou Bolsonaro.
O candidato também falou em entrevista que a reforma política não depende apenas do presidente, mas principalmente do Congresso Nacional. Bolsonaro voltou a falar ainda em fundir os Ministérios da Agricultura e Meio Ambiente.
Sobre a redução penal, o militar reforçou que pretende colocar o projeto em discussão na Câmara para diminuir a maioridade penal para 17 ou 16 anos. Reafirmou também sua proposta de liberar a posse de armas para os brasileiros.
“A posse de arma de fogo deve ser um direito do cidadão de bem, quem quiser ter uma arma dentro de sua casa, dentro da sua fazenda, com alguns critérios tem que ter esse direito. A arma de fogo mais que defender sua vida, defende sua liberdade”.
O candidato do PSL criticou o número de estatais que dão prejuízo e sugeriu privatiza-las ou extingui-las. No caso da energia elétrica, disse que é preciso mudar a indicação e o cenário político para rever privatização da Eletrobras “para não entregar para os chineses”.


