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Consórcio de veículos pesados é alternativa mais utilizada pelas transportadoras de cargas e passageiros para renovação e aumento da frota

A Volvo é pioneira ao lançar o primeiro consórcio de fábrica para veículos pesados do Brasil.

O consórcio que é uma invenção brasileira criada na década de 60 com o objetivo de viabilizar a comercialização de automóveis, está se consolidando também no segmento de transportes pesados, entre autônomos e transportadores rodoviários de carga e de passageiros. É que a maioria das transportadoras está optando pelo consórcio para renovação ou aumento de suas frotas, já que o sistema permite que as empresas se planejem financeiramente.

Só para se ter uma ideia, a venda de cotas de consórcios de veículos pesados cresceu 23% de janeiro a agosto deste ano em relação a igual período de 2017, isso segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. Em nível de Brasil, os caminhões comprados através de consórcio representam 52% do total dos emplacamentos deste tipo de veículo. No Paraná, este porcentual chega a 60%.

E é neste clima de otimismo que o Consórcio Volvo, que tem sede em Curitiba, está completando 25 anos de atividades. Neste período comercializou 51 mil cotas e contemplou 23 mil clientes, disponibilizando R$ 5 bilhões em cartas de crédito para a compra de caminhões, ônibus e equipamentos de construção da marca Volvo. Como destaque podemos citar que a Volvo foi a primeira montadora a lançar um consórcio de fábrica para veículos pesados no Brasil. Ao longo dessas duas décadas e meia, o consórcio Volvo abriu 170 grupos, a maioria com duração de 100 meses. Somente nos últimos três anos, novos recordes foram atingidos, alcançando anualmente cerca de R$ 1 bilhão em novas vendas de cartas de crédito. Hoje são nada menos do que 10 mil cotas ativas.

Valter Viapiana: A vantagem do consórcio é que clientes adquirem os bens sem pagar juros.

Eu participei na tarde desta quinta-feira (18) do evento de 25 anos de comemoração do Consórcio Volvo. Na ocasião, o diretor comercial de Financiamentos, Consórcio e Marketing da Volvo Financial Services, o executivo Valter Viapiana, destacou as principais vantagens do modelo de consórcio para empresas de transporte de cargas e de ônibus. Uma delas é a questão de planejamento futuro para renovar a frota. Outra é que o cliente contemplado tem nas mãos dinheiro para comprar o que precisa, através da carta de crédito. Dessa forma, a negociação fica muito mais fácil no momento de adquirir o veículo. Além disso, os prazos são longos, chegando a 100 meses diante de no máximo 60 meses dos financiamentos.

Aplicativo pioneiro

Durante o evento de comemoração de 25 anos, o Consórcio Volvo lançou um aplicativo para celulares e tablets. “Trata-se de um App pioneiro para consórcio direto de fábrica e voltado para o segmento de transportes comerciais no Brasil. Ele traz muitos benefícios para o consorciado, facilitando o acesso, agilizando a busca por informações e trazendo todos os assuntos relacionados ao consórcio”, declara Valter Viapiana.

“Agora, o Consórcio Volvo está na palma da mão”, complementa Viapiana. Ele lembra que muitas das ações e serviços que antes demandavam telefonemas para um Call Center, por exemplo, ou até contato pessoal com um funcionário da Rede de Concessionários e Distribuidores da marca, agora podem ser feitos diretamente no aplicativo. É o caso, por exemplo, da geração de boletos de parcelas em aberto. Se o participante de um grupo não localizar o boleto físico, enviado pelo correio ou por e-mail, ele pode gerar em segundos uma segunda via e quitar via internet.

Com o aplicativo, o cliente pode ainda visualizar o extrato das contas de consórcio, checando toda a movimentação, como parcelas já pagas, antecipação de parcelas, saldo devedor, datas e pagamentos a vencer, o valor do crédito e uma série de outras informações. Tudo isso num único click.

Lances via celular

Outra grande vantagem é poder fazer a oferta de lances via celular para adquirir o caminhão, o ônibus ou o equipamento de construção. “Tudo ficou mais fácil, prático e ágil”, comenta Viapiana. Assim como ocorre no computador, laptop ou no tablet, o usuário também pode assistir ao vivo a assembleia pelo aplicativo no smartphone e fazer o lance, caso deseje.

O consorciado pode ainda ver o resultado de assembleias anteriores, consultar o calendário das próximas assembleias, ver qual a posição consolidada das cotas e visualizar a disponibilidade financeira do seu grupo e, assim, se planejar melhor.

Vantagens e benefícios

Comercializado exclusivamente pelas equipes de vendas da rede de concessionárias de caminhões e ônibus e de distribuidores de equipamentos de construção, o Consórcio Volvo oferece inúmeros benefícios. A começar pelo fato de ser uma compra planejada, sem juros e com um prazo longo para pagamento e quitação do bem. O cliente paga apenas uma taxa de administração, diluída no período de duração do grupo, que na maioria dos grupos é de 100 meses.

No Consórcio Volvo, o participante tem ainda o benefício de pagar parcelas de valor reduzido até a data da contemplação, facilitando o seu fluxo de caixa. “O sistema de consórcio permite muitas possibilidades, mas o essencial é que as regras são sempre iguais para todos os participantes. E um dos vários diferenciais em relação a outros produtos financeiros é que os clientes adquirem seus bens sem as taxas de juros”, destaca Valter Viapiana.

Com uma das melhores taxas de administração do mercado para o setor de veículos e equipamentos de construção pesados, o cliente do Consórcio Volvo pode manter a sua frota sempre atualizada. Ao ser contemplado, pode inclusive usar o crédito para quitar financiamentos em andamento, por exemplo, e reduzir sua dívida. Os planos e mensalidades são compatíveis com o perfil de clientes pequenos e médios e com o orçamento de cada empresa ou transportador.

Em 2008, para garantir maior segurança aos participantes, foi criada a Lei nº 11.795, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio. O sistema é também regulado pelo Banco Central com normas rígidas que asseguram confiabilidade. Além disso, o participante tem a segurança da marca Volvo. “O consorciado é um investidor. Ele sabe que, em todo o investimento, é preciso ter segurança e qualidade”, finaliza o diretor, ao lembrar que nenhum cliente ficou sem receber a carta de crédito em toda a história do consórcio da marca.

No Consórcio Volvo o participante não contemplado paga parcelas de valor reduzido.
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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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