Consórcio de veículos pesados é alternativa mais utilizada pelas transportadoras de cargas e passageiros para renovação e aumento da frota


O consórcio que é uma invenção brasileira criada na década de 60 com o objetivo de viabilizar a comercialização de automóveis, está se consolidando também no segmento de transportes pesados, entre autônomos e transportadores rodoviários de carga e de passageiros. É que a maioria das transportadoras está optando pelo consórcio para renovação ou aumento de suas frotas, já que o sistema permite que as empresas se planejem financeiramente.
Só para se ter uma ideia, a venda de cotas de consórcios de veículos pesados cresceu 23% de janeiro a agosto deste ano em relação a igual período de 2017, isso segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. Em nível de Brasil, os caminhões comprados através de consórcio representam 52% do total dos emplacamentos deste tipo de veículo. No Paraná, este porcentual chega a 60%.
E é neste clima de otimismo que o Consórcio Volvo, que tem sede em Curitiba, está completando 25 anos de atividades. Neste período comercializou 51 mil cotas e contemplou 23 mil clientes, disponibilizando R$ 5 bilhões em cartas de crédito para a compra de caminhões, ônibus e equipamentos de construção da marca Volvo. Como destaque podemos citar que a Volvo foi a primeira montadora a lançar um consórcio de fábrica para veículos pesados no Brasil. Ao longo dessas duas décadas e meia, o consórcio Volvo abriu 170 grupos, a maioria com duração de 100 meses. Somente nos últimos três anos, novos recordes foram atingidos, alcançando anualmente cerca de R$ 1 bilhão em novas vendas de cartas de crédito. Hoje são nada menos do que 10 mil cotas ativas.

Eu participei na tarde desta quinta-feira (18) do evento de 25 anos de comemoração do Consórcio Volvo. Na ocasião, o diretor comercial de Financiamentos, Consórcio e Marketing da Volvo Financial Services, o executivo Valter Viapiana, destacou as principais vantagens do modelo de consórcio para empresas de transporte de cargas e de ônibus. Uma delas é a questão de planejamento futuro para renovar a frota. Outra é que o cliente contemplado tem nas mãos dinheiro para comprar o que precisa, através da carta de crédito. Dessa forma, a negociação fica muito mais fácil no momento de adquirir o veículo. Além disso, os prazos são longos, chegando a 100 meses diante de no máximo 60 meses dos financiamentos.
Aplicativo pioneiro
Durante o evento de comemoração de 25 anos, o Consórcio Volvo lançou um aplicativo para celulares e tablets. “Trata-se de um App pioneiro para consórcio direto de fábrica e voltado para o segmento de transportes comerciais no Brasil. Ele traz muitos benefícios para o consorciado, facilitando o acesso, agilizando a busca por informações e trazendo todos os assuntos relacionados ao consórcio”, declara Valter Viapiana.
“Agora, o Consórcio Volvo está na palma da mão”, complementa Viapiana. Ele lembra que muitas das ações e serviços que antes demandavam telefonemas para um Call Center, por exemplo, ou até contato pessoal com um funcionário da Rede de Concessionários e Distribuidores da marca, agora podem ser feitos diretamente no aplicativo. É o caso, por exemplo, da geração de boletos de parcelas em aberto. Se o participante de um grupo não localizar o boleto físico, enviado pelo correio ou por e-mail, ele pode gerar em segundos uma segunda via e quitar via internet.
Com o aplicativo, o cliente pode ainda visualizar o extrato das contas de consórcio, checando toda a movimentação, como parcelas já pagas, antecipação de parcelas, saldo devedor, datas e pagamentos a vencer, o valor do crédito e uma série de outras informações. Tudo isso num único click.
Lances via celular
Outra grande vantagem é poder fazer a oferta de lances via celular para adquirir o caminhão, o ônibus ou o equipamento de construção. “Tudo ficou mais fácil, prático e ágil”, comenta Viapiana. Assim como ocorre no computador, laptop ou no tablet, o usuário também pode assistir ao vivo a assembleia pelo aplicativo no smartphone e fazer o lance, caso deseje.
O consorciado pode ainda ver o resultado de assembleias anteriores, consultar o calendário das próximas assembleias, ver qual a posição consolidada das cotas e visualizar a disponibilidade financeira do seu grupo e, assim, se planejar melhor.
Vantagens e benefícios
Comercializado exclusivamente pelas equipes de vendas da rede de concessionárias de caminhões e ônibus e de distribuidores de equipamentos de construção, o Consórcio Volvo oferece inúmeros benefícios. A começar pelo fato de ser uma compra planejada, sem juros e com um prazo longo para pagamento e quitação do bem. O cliente paga apenas uma taxa de administração, diluída no período de duração do grupo, que na maioria dos grupos é de 100 meses.
No Consórcio Volvo, o participante tem ainda o benefício de pagar parcelas de valor reduzido até a data da contemplação, facilitando o seu fluxo de caixa. “O sistema de consórcio permite muitas possibilidades, mas o essencial é que as regras são sempre iguais para todos os participantes. E um dos vários diferenciais em relação a outros produtos financeiros é que os clientes adquirem seus bens sem as taxas de juros”, destaca Valter Viapiana.
Com uma das melhores taxas de administração do mercado para o setor de veículos e equipamentos de construção pesados, o cliente do Consórcio Volvo pode manter a sua frota sempre atualizada. Ao ser contemplado, pode inclusive usar o crédito para quitar financiamentos em andamento, por exemplo, e reduzir sua dívida. Os planos e mensalidades são compatíveis com o perfil de clientes pequenos e médios e com o orçamento de cada empresa ou transportador.
Em 2008, para garantir maior segurança aos participantes, foi criada a Lei nº 11.795, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio. O sistema é também regulado pelo Banco Central com normas rígidas que asseguram confiabilidade. Além disso, o participante tem a segurança da marca Volvo. “O consorciado é um investidor. Ele sabe que, em todo o investimento, é preciso ter segurança e qualidade”, finaliza o diretor, ao lembrar que nenhum cliente ficou sem receber a carta de crédito em toda a história do consórcio da marca.
