Empresas estão optando por soluções tecnológicas para garantir a segurança do seu patrimônio, colaboradores e clientes


Os avanços da tecnologia têm proporcionado muitos benefícios às empresas, principalmente para aquelas que buscam a melhora do seu desempenho e maior segurança, não só do seu patrimônio, como também de seus colaboradores e clientes. Em locais de grande circulação como por exemplo comércios, shoppings, supermercados, aeroportos e grandes indústrias é muito importante que o ambiente seja monitorado 24 horas por dia, e que seja possível ter controle sobre o fluxo de pessoas e um rápido acionamento caso algo suspeito seja detectado.
Diante do aumento da violência, cada vez mais empresas estão buscando métodos que as auxiliem a garantir um ambiente seguro. Agora, para uma solução eficiente não basta apenas a instalação de câmeras de monitoramento, é preciso a implementação de projetos inteligentes, que utilizem equipamentos de boa qualidade, que possibilitem a captura de detalhes instantaneamente e que permitam a rápida recuperação das imagens para que os responsáveis possam visualizar o que ocorreu rapidamente.
Eu conversei com o diretor comercial da empresa curitibana Helper Tecnologia, Edison Endo, e ele me disse que várias empresas estão substituindo os vigilantes por soluções de tecnologia. Os Postos Eletrônicos de Inteligência em Segurança Pública, criados pela Helper estão revolucionando este setor, atuando com um caráter inibidor e preventivo de crimes e pequenos furtos. O primeiro equipamento da empresa paranaense foi instalado há três anos em São José dos Pinhais, depois foi a vez do Viaduto do Capanema receber o toten de 4 metros de altura da Helper. Hoje várias cidades e grandes empresas brasileiras adotaram este sistema de segurança, que captura imagens, em longa distância, num raio de 360 graus, em alta definição e baixa luminosidade realizando gravação contínua e transmissão de imagens, voz e dados para um centro de controle de inteligência em segurança pública.
Entre as quatro maiores Centrais de Abastecimento do País, onde são comercializados 65% do volume total de hortigranjeiros do Estado, a Ceasa de Curitiba (PR) conseguiu elevar em 90% seus serviços de segurança com a implantação, este ano, da tecnologia de inteligência e monitoramento remoto da Helper. Só para se ter uma ideia, o desafio diário da Ceasa de Curitiba é cuidar da segurança de 18 mil pessoas, monitorando uma área de 510 mil m², ou o equivalente a 21 alqueires e onde circulam diariamente 7 mil veículos. O sistema também contribuiu para aumentar a percepção de qualidade dos serviços prestados pela empresa, ampliando ainda mais o sistema de segurança e qualidade junto ao mercado.
Também uma das maiores empresas do setor de perfumaria e cosméticos do Brasil, com sede em São José dos Pinhais, decidiu substituir a segurança humana, que era feita por três vigilantes, pela tecnologia.
Segundo me disse Edison Endo, os vigilantes são o primeiro alvo dos criminosos. Quando se utiliza um posto Eletrônico de Inteligência em Segurança, que funciona 24 horas por dia, uma vida é poupada, e mesmo que os criminosos atirem contra o equipamento, o plano de ação da segurança não é inviabilizado. Outra vantagem é a diminuição do custo operacional. Um posto de vigilância custa para a empresa, em média R$ 24 mil por mês. Com a solução de tecnologia, o custo cai para cerca de R$ 10 mil mensais.