Quem pretende abrir um negócio em 2019 é hora de começar o planejamento e escolher a atividade que tem perspectiva de lucro
Embora faltem exatamente três meses para o ano de 2019, quem tem o objetivo de abrir uma empresa está mais do que na hora de começar a planejar sua estreia no empreendedorismo. Todos sabem que em 2019 a jornada não será fácil. A crise ainda vai continuar, e até que a política econômica do novo governo seja colocada em prática, os grandes investimentos, principalmente vindos do exterior, permanecerão em compasso de espera.
De qualquer forma, quem empreende não pode ficar à espera do melhor cenário possível. Mas, é preciso ficar atento às tendências do mercado, planejar os caminhos mais vantajosos para o seu negócio e trabalhar muito.
Se o futuro empreendedor fizer uma pesquisa encontrará negócios lucrativos em várias áreas, mas o caminho para chegar até eles, não é tão fácil assim. Um bom começo é analisar a situação atual do mercado, verificando quais tipos de negócios estão em alta. O futuro empresário também deve ir um pouco além, pois, por exemplo, nem todos os negócios que estão em alta neste ano, estarão em evidência no futuro. Uma boa dica é buscar negócios em áreas que tenham boa demanda, mas que hoje não são devidamente bem atendimentos pela concorrência.
Por exemplo: o mercado de alimentação saudável nunca esteve tão propício para investir como agora. O fato é que esse tipo de negócio encontra espaço porque há pessoas interessadas em manter uma alimentação de qualidade. A tendência é que, com a melhora da economia, esses produtos sejam ainda mais procurados. Com isso, as lojas de produtos naturais e marcas de alimentos saudáveis tendem a conquistar bons resultados.
Outro mercado que tem permanecido estável já por alguns anos é o de pets. E não é para menos, já que o Brasil é o quarto maior país do mundo em número de animais de estimação. Vários tipos de negócios entram nesse segmento como pet shop, lojas especializadas, clínicas veterinárias, marcas de produtos e alimentos para animais.
Também os modelos de negócios baseados na economia compartilhada se apresentam como lucrativos. É que este mercado abre espaço para a inovação e, consequentemente, para a concorrência. Por isso, a tendência é que esse modelo cresça cada vez mais.
Por fim, mesmo em períodos de crise, o segmento da beleza tem apresentado bons resultados. Isso acontece porque os consumidores nem sempre querem abrir mão dos produtos. E, para 2019, esse mercado continuará sendo uma boa opção de negócio. Agora, a grande sacada é investir em itens que aliem beleza e tecnologia.