Quem pretende abrir um negócio em 2019 é hora de começar o planejamento e escolher a atividade que tem perspectiva de lucro

Quem pretende abrir um negócio em 2019 é hora de começar o planejamento e escolher a atividade que tem perspectiva de lucro

Embora faltem exatamente três meses para o ano de 2019, quem tem o objetivo de abrir uma empresa está mais do que na hora de começar a planejar sua estreia no empreendedorismo. Todos sabem que em 2019 a jornada não será fácil. A crise ainda vai continuar, e até que a política econômica do novo governo seja colocada em prática, os grandes investimentos, principalmente vindos do exterior, permanecerão em compasso de espera.

De qualquer forma, quem empreende não pode ficar à espera do melhor cenário possível. Mas, é preciso ficar atento às tendências do mercado, planejar os caminhos mais vantajosos para o seu negócio e trabalhar muito.

Se o futuro empreendedor fizer uma pesquisa encontrará negócios lucrativos em várias áreas, mas o caminho para chegar até eles, não é tão fácil assim. Um bom começo é analisar a situação atual do mercado, verificando quais tipos de negócios estão em alta. O futuro empresário também deve ir um pouco além, pois, por exemplo, nem todos os negócios que estão em alta neste ano, estarão em evidência no futuro. Uma boa dica é buscar negócios em áreas que tenham boa demanda, mas que hoje não são devidamente bem atendimentos pela concorrência.

Por exemplo: o mercado de alimentação saudável nunca esteve tão propício para investir como agora. O fato é que esse tipo de negócio encontra espaço porque há pessoas interessadas em manter uma alimentação de qualidade. A tendência é que, com a melhora da economia, esses produtos sejam ainda mais procurados. Com isso, as lojas de produtos naturais e marcas de alimentos saudáveis tendem a conquistar bons resultados.

Outro mercado que tem permanecido estável já por alguns anos é o de pets. E não é para menos, já que o Brasil é o quarto maior país do mundo em número de animais de estimação. Vários tipos de negócios entram nesse segmento como pet shop, lojas especializadas, clínicas veterinárias, marcas de produtos e alimentos para animais.

Também os modelos de negócios baseados na economia compartilhada se apresentam como lucrativos. É que este mercado abre espaço para a inovação e, consequentemente, para a concorrência. Por isso, a tendência é que esse modelo cresça cada vez mais.

Por fim, mesmo em períodos de crise, o segmento da beleza tem apresentado bons resultados. Isso acontece porque os consumidores nem sempre querem abrir mão dos produtos. E, para 2019, esse mercado continuará sendo uma boa opção de negócio. Agora, a grande sacada é investir em itens que aliem beleza e tecnologia.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *