Comprar no e-commerce, mas retirar em comércios físicos de outras marcas é nova tendência nessa Black Friday

Comprar no e-commerce, mas retirar em comércios físicos de outras marcas é nova tendência nessa Black Friday

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o comércio eletrônico brasileiro deve faturar R$ 2,87 bilhões na Black Friday, um crescimento de 16% em relação a 2017. E uma das novidades deste ano é a ascensão do modelo de pick-up point, no qual, ao invés de esperar suas comprar pelos Correios, o cliente dos e-commerces pode escolher retirar seu produto em algum comércio ou varejo credenciado, não necessariamente a loja física da mesma marca do e-commerce.

A Pegaki, maior rede de pontos de retiradas do Brasil, prevê um aumento médio de cerca de 50% no volume de entregas nos seus mais de 500 pontos espalhados pelo País. Esses pontos são unidades de empresas de diversos segmentos e portes, como farmácias, mercadinhos, padarias; até grandes companhias, como Accor Hotels, Carrefour e 5asec.

A previsão é que cerca de 30% das pessoas que forem às lojas físicas para retirar seus produtos deva comprar alguma coisa no local. Diante ao desafio, a startup já está atuando na preparação dos comércios cadastrados já credenciados a sua rede em todo o País. A empresa inclusive aumentou seu efetivo para orientar os varejistas dos comércios.

Segundo o sócio-fundador da Pegaki, João Cristofolini, a ideia é ajudar os pontos de retirada a aproveitar o aumento no fluxo de pessoas nas dependências da loja para vender. “Em um evento como a Black Friday, as pessoas estão mais abertas para comprar. Então o varejista precisa ter estoque, pensar em uma promoção especial, abordar o seu cliente com inteligência. Há o potencial de venda e nossa ideia é colaborar para essa conversão”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *