Cuidados essenciais para vender seu automóvel sem prejuízo

Cuidados essenciais para vender seu automóvel sem prejuízo

Com a chegada e a facilidade dos aplicativos de mobilidade urbana, muitas pessoas estão aproveitando o momento para vender o automóvel. No entanto, na hora de decidir vender um carro é preciso levar em conta alguns cuidados e ficar atento. E para quem está com essa ideia, a Volanty, plataforma que conecta vendedores e compradores de seminovos dá dicas de cuidados para tornar esse processo mais prático e lucrativo.

A venda pode ser a solução mais eficaz para quem não gosta do estresse do dia a dia no trânsito, mas o processo para “passar o carro para frente” pode não ser dos mais agradáveis. “Vender um carro demanda muito tempo. Muita gente não sabe por onde começar, fica sem tempo para buscar revendas de confiança e não imagina como negociar o valor. Criamos a Volanty justamente para este público, para solucionar com eficiência e praticidade os processos de compra e venda de seminovos”, explica Maurício Feldman, sócio-fundador da plataforma.

Confira as dicas para vender um seminovo sem prejuízos!

Estado de conservação

Mesmo que use muito pouco o carro enquanto não encontra um comprador, é preciso manter o automóvel limpo e bem apresentável. A conservação da parte visível do carro — lataria, pintura e estofados — faz muita diferença na hora da negociação. Odores desagradáveis também podem desvalorizar o veículo, portanto, cuidado com a fumaça de cigarros. Também é preciso ficar atento às manutenções que devem ser feitas regularmente no veículo. Procure sempre cumprir os prazos de revisões do automóvel, um carro com manutenção em dia e em bom estado de conservação aumenta as chances de compra.

O momento ideal da venda

Alguns detalhes podem influenciar na escolha do comprador. A quilometragem é um dos fatores que mais influencia. Carros com rodagem entre 10.000 km e 15.000 km têm maior facilidade de venda. Se o carro tiver menos de cinco anos, também será mais fácil encontrar um comprador.

Documentação

Mantenha a documentação do carro em dia, verifique se não há multas, débitos ou até mesmo alguma restrição judicial. Para que a venda seja concluída é preciso assinar o CRV, mas a dica é preencher o documento apenas depois que todas as transações bancárias estiverem definidas. É preciso incluir a data da venda, reconhecer firma em cartório e informar a venda ao Denatran. Esse procedimento deve ser feito até trinta dias após a data da assinatura do documento.

Anúncios

Com a internet, temos a possibilidade de vender e comprar com mais facilidade, inclusive para automóveis. No entanto, há plataformas que podem facilitar o processo de venda. O marketplace digital da Volanty, por exemplo, conecta compradores e vendedores de um modo prático e seguro. Nos centros de atendimento da plataforma, os veículos passam por uma inspeção de mais de 150 itens, garantindo maior segurança na hora da compra, além de um valor justo e até 20% mais lucrativo em relação às concessionárias na hora da venda. Além da inspeção, na Volanty o vendedor ainda conta com a eficiência de técnicos e especialistas, não necessitando lidar diretamente com os potenciais compradores e oferecendo uma plataforma própria e segura.

A Volanty também disponibiliza anúncios dos automóveis em diversos sites de venda e se responsabiliza pelo contato com potenciais compradores, poupando tempo e oferecendo todo o cuidado necessário na transação. Enquanto a venda não é concretizada, o vendedor pode continuar circulando com o carro. Além da eficiência, comodidade e rapidez, a garantia de um carro em boas condições traz mais segurança ao comprador.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *