You are here
Home > Finanças > Cinco perguntas para responder antes de pedir um empréstimo online

Cinco perguntas para responder antes de pedir um empréstimo online

Planejamento é fundamental antes de fazer um empréstimo, pois, por conta da urgência, muitas vezes as pessoas se perdem ainda mais nas contas e nas dívidas. Para evitar que este tipo de situação aconteça, especialistas da Ferratum, fintech especializada em empréstimos online, sem burocracias – desenvolveram cinco perguntas importantes para fazer a si mesmo antes de decidir realizar um empréstimo.

1. Pra que eu preciso do dinheiro?

Você está enrolado no com parcelas do carro, cartão de crédito, precisa de dinheiro para viajar com amigos ou família. Não importa a razão que precisa do dinheiro, o importante aqui é entender a finalidade e quão urgente é.

2. Quanto o empréstimo me custará?

Não olhe apenas os juros, fique atento também ao CET – custo efetivo total. O erro mais comum é fazer os cálculos das parcelas baseados somente nos juros, há também outras tarifas e tributos que compõem o valor final do seu financiamento, a soma de todos os encargos chama-se Custo Efetivo Total – CET. Procure uma empresa transparente que apresente o CET de forma simples.

A Ferratum Brasil, por exemplo, cobra somente os juros e IOF, imposto federal obrigatório para operações de crédito. A empresa não cobra a famosa TAC – Taxa de Abertura de Crédito ou qualquer outra taxa adicional.

3. Eu posso pagar pelo empréstimo?

Essa pergunta é fácil responder. As boas práticas financeiras dizem que você não pode comprometer mais do que 30% do seu salário ou receita com a parcela do seu empréstimo. Por exemplo: se você ganha R$ 1.000,00 a parcela do seu empréstimo não pode ultrapassar os R$ 300,00.

4. Em quanto tempo devo pagar meu empréstimo?

Tudo vai depender de quanto você quer pagar por mês. Como dito anteriormente, não comprometa mais de 30% da sua receita com parcelas de empréstimo, levando isso em consideração você pode tomar um empréstimo de curto ou médio prazo.

5. Onde pedir o empréstimo?

Após avaliar os motivos pelos quais precisa do dinheiro, o Custo Efetivo Total – CET, fazer seus cálculos e tomar a decisão de pegar um empréstimo online, chegou a hora de encontrar a empresa que melhor se enquadra nos seus requisitos.

Procure uma empresa transparente, séria e com boas qualificações no Reclame Aqui e Google Reviews. A Ferratum é pioneira no mundo em empréstimos online e estamos presentes em mais de 20 países oferecendo empréstimos rápidos, sem burocracia e de forma simples.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top