Turismo de negócios injetou R$ 150 milhões na economia de Curitiba

Com forte vocação para o turismo de negócio, Curitiba fechou 2018 com bons números no que diz respeito ao setor M.I.C.E, segundo balanço do Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau (CCVB). Ao longo do ano, eventos sediados na cidade atraíram mais de 333 mil turistas e injetaram cerca de R$ 150 milhões na economia local.
No calendário da capital paranaense foram contabilizados, em 2018, 241 eventos. “Tivemos um ano conturbado no cenário político e econômico do país, mas mesmo com essas dificuldades Curitiba alcançou resultados positivos” comenta Adonai Aires de Arruda, executivo que esteve na presidência da entidade nos últimos dois anos.
Para 2019, a expectativa é de crescimento. Curitiba está entre os principais destinos para eventos de negócios na América Latina, segundo ranking da CWT Meetings & Events da empresa global de gestão de viagens Carlson Wagonlit Travel (CWT) que divulgou o relatório Meetings & Events Future Trends 2019. Entre as cidades brasileiras apontadas no levantamento estão: São Paulo em 1º lugar, Rio de Janeiro em 4º, e Curitiba em 9º, única em destaque na Região Sul.
Em 2018, o setor alcançou uma vitória positiva ao ver sancionada a Lei Complementar nº 107 que reduziu a alíquota de ISS de 5% para 2% para congressos, feiras e shows. Para Adonai, este é mais um fator que deve contribuir expressivamente para o crescimento do setor de eventos na capital. “As captações para 2019 e 2020 já devem ser alavancadas por essa mudança na lei. O cenário atual é bastante positivo e as perspectivas futuras também” comenta. Apenas pelo CCVB, 21 eventos já estão confirmados para os próximos dois anos, em Curitiba.
Além da atuação no que se refere à captação, a entidade atua fortemente no trabalho de geração de negócios e capacitação dos associados. Entre as diversas atividades promovidas em 2018, se destacam as Rodadas de Negócios, que atingiram o índice de 98% de satisfação, participação em feiras, famturs, entre outras. A entidade fechou o ano com 150 empresas associadas, 7,9% a mais do que em 2017.
A campanha “Eu apoio a Room Tax/Doação para o Turismo”, cuja renda é revertida para investimentos no destino Curitiba para o turismo de lazer e negócios e na sensibilização de agentes envolvidos diretamente ao segmento, o CCVB contabilizou incremento de 2,44% na arrecadação. Durante o ano, os treinamentos e capacitações promovidos pela entidade alcançaram mais de 100 profissionais.
Em janeiro deste ano, o CCVB deu posse ao novo Corpo Diretivo para a Gestão 2019/2020. Paulo Peretti Iglesias, do Alta Reggia Plaza Hotel, assumiu a presidência e o comando da entidade ao lado de Gislaine Queiroz Deger, da Única Recepção e Eventos (1ª Vice- Presidente) e Jonel Chede Filho, do Hotel Transamérica Prime Batel ( 2º Vice- Presidente). A equipe é composta ainda por Fernanda Rodrigues Pereira Skraba, da Mark Messe (Diretoria Financeira) e Alexane Bassetti Salles dos Santos, do Hotel Blumenau (Suplente), Adonai Aires de Arruda Filho, da BWT Operadora (Diretoria Administrativa) e Elias Rodrigues, do Four Points by Sheraton Curitiba (Suplente); Larissa de Lima Remonato, da Cadence Viagens e Eventos (Diretoria de Marketing) e Dioclésio da Silva Silveira da Marinella Eventos (Suplente).
De acordo com Paulo Iglesias, novo presidente da entidade, a nova gestão será marcada pela ampliação de visibilidade do CCVB e estreitamento de laços com o poder público. “Já temos um histórico de muita proximidade com órgãos estaduais e municipais, mas queremos que essas relações tenham desdobramentos ainda mais concretos” afirma Iglesias. “A atuação do CCVB tem sido determinante no turismo da cidade, tornar isso ainda mais visível para o mercado é um dos nossos objetivos a partir deste ano”, completa o executivo.








