You are here
Home > Economia > Não há uma fórmula única para o sucesso de um negócio

Não há uma fórmula única para o sucesso de um negócio

Abrir um negócio, seja de pequeno ou grande porte, e que este negócio traga bastante lucro, faz parte do sonho de muitos brasileiros. Para se ter uma ideia, só em Curitiba, segundo informações que eu obtive junto ao Empresômetro, empresa especializada em inteligência de mercado, do dia 2 de janeiro até hoje, 9.629 novos negócios foram abertos.

Agora, antes de mais nada, os empreendedores devem estar conscientes de que não há uma fórmula única para o sucesso da empresa. O que existe é um conjunto de fatores alinhados à perseverança e muito trabalho para alcançar bons resultados.

A verdade é que hoje não basta ter apenas um bom produto ou serviço. O resultado do negócio é de responsabilidade do empreendedor, pois é exigido dele conhecimentos, habilidades e a intuição para identificar oportunidades para crescimento. Se este empreendedor deixar de buscar o conhecimento constante e não fazer o planejamento necessário o caminho a ser percorrido ficará mais difícil.

Segundo o administrador e empreendedor André Bernini, existem cinco áreas que devem ser avaliadas na estruturação de um negócio. A primeira delas é a de processos. Ou seja, se desde o início, o empresário se preocupar com os processos do seu negócio, o desperdício de tempo e recursos serão bem menores. Consequentemente, haverá ganho de produtividade e financeiro.

A segunda área é a de pessoas. Nada se faz sem pessoas qualificadas. O empreendedor precisa admitir que não possui conhecimento e habilidades em todas as áreas.

A terceira área a ser planejada num negócio é a financeira e fiscal visando o aumento da competividade e redução de custos.  

O quarto ponto fundamental para o sucesso de um negócio é o comercial. Uma empresa só sobrevive se vender, portanto é preciso vender, faturar e entregar resultados.

Por fim, a quinta área a ser avaliada num negócio é o produto ou serviço. A qualidade dos produtos ou serviços é percebida de várias formas pelo consumidor, desde o problema que ele resolve até os detalhes de atendimento. Assim sendo, o empreendedor precisa estar sempre atento às novidades do mercado, inovando e buscando diferenciais para se destacar dos concorrentes e manter seu produto ou serviço em evidência.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top