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Com carnaval em março, varejo brasileiro apresenta retração de 0,7% no mês

Em março, o varejo brasileiro retraiu 0,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) divulgado nesta segunda-feira (15). O indicador do mês já tem descontada a inflação que incide sobre os setores do varejo ampliado. Em termos nominais, que refletem a receita de vendas de fato observadas pelo varejista, o ICVA registrou alta de 4,0% na comparação com o ano anterior.

O resultado do mês foi impactado negativamente pelo calendário, intensificado principalmente pelo Carnaval, que neste ano caiu em março contra o do ano passado realizado em fevereiro. Além disso, março apresentou um domingo a mais, que geralmente é um dos dias da semana mais fracos do varejo, e uma quinta-feira a menos. Ajustando o ICVA deflacionado a esse efeito, o índice apontaria alta de 2,1%, com uma desaceleração em relação a fevereiro. Pelo ICVA nominal, no mesmo conceito, o indicador apresentaria alta de 6,9% na comparação com o mesmo período de 2018, também apresentando desaceleração.

“O resultado de março chama atenção, mas é bem menos negativo do que parece. Os grandes destaques deste mês foram o Carnaval, jogando as vendas para baixo na comparação com o mesmo período do ano passado, e a inflação, que acelerou”, comenta Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo. “De qualquer forma, mesmo desconsiderando estes efeitos, o resultado foi mais fraco que o dos últimos meses de 2018 e início de 2019”.

INFLAÇÃO
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apurado em março pelo IBGE apontou alta de 4,58% no acumulado dos últimos 12 meses, com uma aceleração em relação ao número registrado em fevereiro (3,89%). Os grupos de itens de Alimentação no domicílio e Transportes contribuíram para a aceleração do índice. A aceleração foi puxada principalmente pelo item de Passagem aérea, saindo de deflação de 1,6% para alta de 24,9%.

Ponderando o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado em março ficou em 4,7%, tendo uma aceleração em relação a fevereiro (3,1%).

SETORES

O bloco de Bens não Duráveis foi o que apresentou maior desaceleração na passagem de fevereiro para março, já considerando os ajustes de calendário. O desempenho negativo deste bloco foi puxado principalmente pelo setor de Supermercados e Hipermercados, parcialmente compensado pelo setor de Drogarias e Farmácias que teve a maior alta do bloco. O grupo de setores de Bens Duráveis e Semiduráveis também apresentou desaceleração na passagem mensal, influenciada pelas quedas de ritmo de setores como Vestuário e Móveis, Eletro e Lojas de Departamento. Finalmente, o bloco de setores de Serviços apresentou estabilidade de fevereiro para março, com o setor de Alimentação em Bares e Restaurantes puxando o ritmo para baixo e, por outro lado, os setores de Recreação e Lazer e Autopeças e Serviços Automotivos contribuindo positivamente.

REGIÕES

Todas as regiões brasileiras apresentaram desaceleração na passagem mensal, segundo o ICVA Deflacionado com ajuste de calendário.
Pelo ICVA deflacionado sem ajustes de calendário, comparando com o mesmo período do ano anterior, o varejo ampliado na região Norte apresentou alta de 3,2%, seguido pelas regiões Sul e Centro-Oeste com 1,4% e 0,8% respectivamente. Por fim, temos as regiões Nordeste, com retração de 0,7%, e o Sudeste, com retração de 2,8%.

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – o destaque também foi a região Norte, que registrou alta de 6,7% em março. Em seguida, temos as regiões Centro-Oeste e Sul, ambas com crescimento de 4,7% no período. Por último, temos as regiões Nordeste e Sudeste, que apresentaram crescimentos de 4,1% e 3,5%, respectivamente.

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

o ICVA encerrou o primeiro trimestre de 2019 com crescimento de 2,4% em relação ao mesmo período do ano passado, depois de descontada a inflação. Já em termos nominais, o índice apontou crescimento de 6,2% no primeiro trimestre, ficando abaixo do registrado no trimestre anterior. “Os números mostram que houve uma redução de ritmo de crescimento no primeiro trimestre do ano, em relação ao final do ano passado. Vale lembrar, no entanto, que tivemos uma Black Friday e um Natal acima do esperado no último trimestre de 2018, e um impacto negativo de calendário mais forte no primeiro trimestre de 2019, o que atenua este quadro de desaceleração”, explica Mariotto.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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