You are here
Home > Trabalho/Emprego > Parceria da Brasilprev com o IOS forma 1.320 jovens para o mercado de trabalho

Parceria da Brasilprev com o IOS forma 1.320 jovens para o mercado de trabalho

Com investimentos de R$ 2,7 milhões nos últimos anos e com a parceria de empresas como a Brasilprev (líder e especialista do mercado brasileiro de previdência privada, que apoia a iniciativa via Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), o Instituto da Oportunidade Social (IOS), atua há mais de 21 anos na formação e empregabilidade de jovens da rede pública e de pessoas com deficiência, por meio de cursos gratuitos em diversas unidades no País. Entre 2016 e 2018, o projeto completou 1.320 alunos formados para o mercado de trabalho e 300 em formação em 2019.

“A Brasilprev entende que além do seu compromisso com os clientes e suas famílias na realização de seus projetos de vida de longo prazo, é essencial gerar valor à sociedade. A parceria com o IOS é motivo de muito orgulho para companhia, pois contribui diretamente para o futuro destes jovens e cria oportunidades para o início da vida profissional”, declara Walter Malieni (foto), presidente da Brasilprev.

O IOS nasceu em 1998, a partir da iniciativa de um grupo de funcionários da empresa Microsiga Software S/A, atual TOTVS, com o objetivo de levar o acesso à informática para jovens de baixa renda, por meio de programas que colaboravam com a sua formação educacional.

Cursos oferecidos

Atualmente, o Instituto oferece cursos de formação profissional em Gestão Empresarial (com uso do software ERP TOTVS) e Tecnologia da Informação em quatro estados brasileiros, com o objetivo de expandir cada vez mais o alcance de seu trabalho.

Os cursos são gratuitos com ensino híbrido, uso de tecnologias que agregam novas experiências de aprendizagem, prática em software de Gestão Empresarial (ERP), Educação Digital e Cidadania, Matemática, Comunicação e Expressão, além de acompanhamento psicossocial com equipe multidisciplinar (profissionais das áreas de psicologia, serviço social e psicopedagogia).

Também inclui na sua grade curricular a aula de vivência comportamental corporativa, que prepara o aluno para vivenciar experiências do mundo corporativo e ajuda a buscar as melhores oportunidades no mercado de trabalho. O estímulo para a atitude corporativa vivenciada no IOS contribui para que os alunos do Instituto estejam preparados para desafios de carreira em diversos setores.

Programa de Empregabilidade

O IOS também oferece o Programa de Empregabilidade, que viabiliza o ingresso desses jovens no primeiro emprego. Em 2018, o programa contribuiu para a colocação de mais de 1.200 alunos no mercado de trabalho, ampliando a renda dessas famílias em cerca de 40%, de acordo com os estudos realizados pela entidade.

Ao longo de sua trajetória o IOS já formou mais de 34 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. “A solidez e a seriedade de empresas como a Brasilprev se refletem no nosso compromisso de formar e apoiar os jovens na busca pela primeira colocação no mercado, de maneira estruturada e digna. Essa parceria comprova o sucesso dos esforços colaborativos entre escola e empresa, para uma formação sustentável e inclusiva dos jovens para o mercado de trabalho. Acreditamos que os profissionais inovadores surgem no ambiente da aprendizagem e as empresas que pensam no futuro dos seus negócios precisam, cada vez mais, investir nessa realidade”, declara a gestora operacional do IOS, Alecsandra Neri.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top